>
 

Passaram

            "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (II Coríntios 5:17)

            Existe um ditado brasileiro que diz: "O pau que nasce torto nunca se endireita." Quando se trata de árvores, plantas e quem sabe animais, o ditado pode revelar uma grande verdade. Entre os homens pode ser assim, no entanto não precisa ser assim, pois há esperança por meio do poder do Salvador, Jesus Cristo. Isto Ele demonstrou mais de uma vez durante seus poucos anos na face da terra. Os exemplos de transformações efetuados por Ele são numerosos, mas entre estes se encontram Mateus, Pedro, Paulo, Tomé, João e Tiago. Pode ler acerca deles na Bíblia e admirar o trabalho eficaz de Jesus, o Salvador.

            Seguindo o ensinamento do versículo, nota-se que para a transformação se realizar é preciso "estar em Cristo". Não é uma questão de fazer visitas periódicas a Ele (você sabe, assistir os cultos), ou pedir que Ele faça visitas a domicílio, mas de "habitar" Nele. Leia com cuidado e atenção João 15, onde Jesus ensina que a questão é de permanecer Nele. O segredo da vida transformada é de permanecer em Cristo. É a permanência em Cristo que opera diariamente a transformação, até que a vida que estava torta com pecados e transgressões é feita reta e aprumada.

            A transformação faz com que as coisas velhas da vida carnal e sensual passam mediante o arrependimento. Cristo salva dos pecados e não nos pecados. Ele liberta, remove tudo que não tem valor na vida cristã, tudo que impede a nova vida de crescer e prosperar na vida do convertido. Paulo enfatizou este fato da transformação dizendo que aquele que furtava não furta mais. (Efésios 4:28) Continua a instrução no próximo versículo por dizer que da boca do transformado não deve sair palavras torpes, mas palavras de edificação. (v. 29) No versículo 30 admoesta para não entristecer o Espírito Santo. Note mais: "Longe de nós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritarias, e blasfêmias, e bem assim toda malícia." (v. 31)

            A vida cristã, isto é, a nova vida, não é meramente a ausência das coisas da vida antiga, mas o acréscimo de novas atitudes, novas características, de um viver completamente novo. "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." (v. 32) Note mais estes conselhos do capítulo cinco de Efésios:

♦  Ser imitadores de Deus... (v. 1)

♦  Andar no amor... (v. 2)

♦  Andar na luz que produz bondade, justiça e verdade... (v. 8 e 9)

♦  Ver prudentemente como anda... (v. 15)

♦  Remir o tempo... (v. 16)

♦  Procurar compreender qual a vontade de Deus... (v. 17)

♦  Falar salmos e entoar louvores com hinos e cânticos... (v. 19)

♦  Dar graças por tudo... (v. 20)

♦  Sujeitar-vos uns ao outros... (v. 21)

      Eis, a vida nova que Deus tem para você desfrutar. O pau torto pode ser endireitado!

Philip D. Walmer

 

Pensamento do Dia: A cura do perdão começa quando começamos a perceber que precisamos do perdão de Deus.