>
 

Esconderijo

 

            "O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estará seguro; a sua verdade é pavês e escudo." (Salmos 91:1-4)

            Um amigo conta que quando era criança brincava de esconde-esconde. Provavelmente todos já fizeram esta brincadeira quando eram crianças. Ele teve um lugar secreto onde ninguém podia o achar, e por isso saia o frequente ganhador. Eu me criei numa propriedade grande com uma quantidade de pinheiros de grande porte. Foi muito bacana brincar esconde-esconde no verão quando o sol estava descendo no ocidente deixando sombras compridas atrás das árvores. É uma lembrança maravilhosa.

            Hoje, somos adultos e deixamos de brincar assim. No entanto, ficamos tão afligidos com os desafios da vida que gostaríamos de poder nos esconder de tudo, ainda que fosse por apenas algumas horas. A verdade é que todos precisam de um lugar para se esconder, ainda que seja por pouco tempo, afim de poder recuperar as forças. Casais precisam de tempo longe das crianças por algumas horas para jantar fora ou fazer um passeio. Até os cônjuges precisam um tempo separado um do outro para se recompor das pressões da vida de casado. Crianças precisam um tempinho longe dos pais. Em outras palavras, todos precisam de um esconderijo.

            Davi nos ensina que o esconderijo do santo de Deus, do cristão, se encontra no Senhor. É um esconderijo maravilhoso e seguro. Davi usa a palavra "habitar" para descrever a condição na qual devemos estar. Este lugar em Deus não é apenas um lugar seguro quando nós nos encontramos em alguma enrascada, mas deve de ser onde habitamos, isto é, permanecemos. Muitos não têm achado Deus a ser o que Davi descreve, pois não têm habitado em Deus, não estabeleceram um relacionamento permanente com Ele.

            Que pena, pois estão perdendo a melhor experiência da vida. Na presença do Senhor podemos achar paz, descanso, tranquilidade, gozo, felicidade e uma infinidade de outras bênçãos e benefícios maravilhosos. O salmista, lembrando de como determinadas aves protegem suas ninhadas, fez a comparação como Deus tivesse asas e penas debaixo das quais os que habitam Nele poderiam se esconder e se abrigar dos perigos que os circundam dia após dia.

Li uma história acerca de um guarda florestal que tristemente caminhava nos restos de uma floresta que foi devastada por um incêndio de grandes proporções. Numa certa altura do seu triste passeio, avistou um monte de cinzas pretas curiosas. Tinha o formato de uma ave queimada e com sua bota tocou na criatura morta para virá-la a fim de determinar a espécie. Para seu espanto saiu de baixa daquele corpo queimado e morto uma ninhada de pintinhos vivos, que foram protegidos pela ave mãe. Nosso Deus não sofrerá nenhum dano, mas tem todo o poder para nos proteger. Confie Nele!

Philip D. Walmer

 

Pensamento do Dia: "É impossível governar perfeitamente o mundo, sem Deus, e sem a Bíblia"  George Washington