>
 

O Poço Abençoado

"Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto a Beer-Laai-Roi." (Gênesis 25:11)

            Este poço aparentemente recebeu seu nome quando foi visitado por Agar: "Então, ela invocou o nome do Senhor, que lhe falava: Tu és Deus que vê, pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê? Por isso, aquele poço se chama Beer-Laai-Rói; está entre Cades e Berebe." (Gênesis 16:13-14)

Anos antes de Isaque vir para este poço, a concubina de seu pai Abraão, Agar, uma vez encontrou a liberdade neste mesmo lugar.

Seu filho Ismael, bebeu a água tão graciosamente revelada por Deus em sua jornada. Mas esta foi apenas uma visita casual do tipo que as pessoas do mundo fazem ao Senhor em tempos de necessidade quando serve os seus próprios interesses.

Eles clamam a Ele e choram quando estão em problemas, mas esquecem Dele na hora de prosperidade.

Mas Isaque vivia perto daquele poço, e fez o Deus que tudo vê a sua constante fonte de abastecimento. O viver diário de um homem revela a morada da sua alma, e é o verdadeiro teste da sua condição espiritual. Talvez fosse a experiência de Agar com Deus que atingiu a mente de Isaque em primeiro instante e levou-o a reverenciar o poço. Então, seu nome místico tornou-se precioso para ele, e nas vésperas da noite de reflexão à beira do poço o fez familiar com ele.  Ele conheceu sua esposa, Rebecca, lá, quem fez seu espírito se sentir em casa perto do local, mas o melhor de tudo, o fato que ele gozava de comunhão com o Deus vivo lá, o fez escolher aquela terra sagrada para sua morada.    

Devemos, também, aprender a viver na presença do Deus vivo e real! Devemos orar a Deus hoje, e todos os dias, para poderemos viver com o Deus que nos vê e conhece! Que o Senhor Deus seja como um poço para nós, agradável, confortável, infalível e jorrando para a vida eterna.

A "garrafa da criatura" racha e seca, mas o "poço do Criador" nunca falha. Feliz é aquele que vive perto daquele poço e que assim tem suprimentos abundantes e constantes na mão.

Adapted de Morning and Evening Ministries por Philip D. Walmer

 

Versículo do Dia: "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." (João 7:38)

 Pensamento do Dia: "Aquele que espera fazer uma grande quantidade do bem de uma vez, nunca fará nada." (Samuel Johnson)