>
 

Prioridades

Lição Um

 

            "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." (I Timóteo 2:1-4)

            Observando pessoas logo revela quais são suas prioridades. Onde moro atualmente, há um vizinho que é dono de dois ou mais carros. Quase não passa um dia que ele não tira um dos carros da garagem para lavá-lo, e isto é por volta da 06:00 horas, isto é da manhã. Torna-se óbvio que seus carros são uma grande prioridade dele. As poucas palavras permitidas neste devocional, não me permitem que elabore uma lista de prioridades que vejo mundo afora. Algumas são prioridades de verdade, mas outras não passam de uma banalidade, isto é, coisa de pouco valor real. No último caso, seria até muito difícil convencer as pessoas que estas coisas na verdade não são prioridades.

            É triste, mas o teste de que é realmente prioridade na vida vem na hora em que uma pessoa, seja jovem ou idosa, enfrenta uma enfermidade que provavelmente seja terminal dentro de alguns meses no máximo. De repente, as coisas, antes consideradas como prioridades, tornam-se supérfluas e de pouco valor real. Com o fim da vida a vista, pessoas em tais circunstâncias começam focar nas coisas de valor real. Repentinamente, Deus, a Igreja, família, relacionamentos e uma infinidade de outras coisas tais tornam-se prioridade e entre as primeiras coisas da lista das prioridades. Agora o tempo é curto. Agora é necessário focar naquilo que é prioridade real. Nestas alturas faz-se a pergunta: Por que estas coisas não foram sempre prioridade?

            Parece que é fácil ignorar os ensinamentos da Palavra de Deus quando tudo corre bem na vida. No entanto, é importante dá muito atenção a estes ensinamentos no decorrer da vida e não somente no fim dela. No texto devocional de hoje, notamos as palavras "Antes de tudo". Não sei como você encara estas palavras, mas é óbvio que Paulo quis dizer que o que seguiria nestes versículos seria prioridade. Com estas palavras clamando por atenção, recordo as palavras de Jesus em Mateus 6:33, onde ele exortou dizendo: "... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça..." Posso perguntar uma coisa? Quantos crentes na realidade fazem isto? Você o faz?

            Alguns diriam que assistem um culto por semana, ou talvez até dois. Mas, ora todos os dias? Intercede por familiares sem Deus? Só reclama do governo ou ora pelos governantes? E o agradecimento por tudo que Deus já providenciou? Ou você é mais um dos ingratos que cumpre as profecias do final dos tempos? (II Timóteo 3:2) Você tem uma vida tranquila? Caso não, talvez falte focar nas prioridades.

Philip D. Walmer

 

Versículo do Dia: "Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite." (Salmos 1:2) 

 

Pensamento do Dia: Não é a grandeza dos nossos problemas, mas a pequenez da nossa fé que nos faz reclamar.