>
 

Prioridades

Lição Dois

            "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." (I Timóteo 2:1-4)

            Evidente houve um declínio de fervor na igreja primitiva, pois Paulo escreve para exortar, animar e estimular os irmãos a fazer o que eles deveriam estar fazendo em todo tempo. É impressionante como podemos deixar as coisas importantes sair de foco com tanto facilidade. Paulo escreveu o livro por volta do ano 68 d.C, isto é uns meros 40 anos depois do Pentecoste, o grande derramamento do Espírito Santo, a evangelização de Jerusalém, Judéia, Samaria, e sim, até aos confins da terra. No entanto a Igreja primitiva já estava perdendo o fervor de poucos anos antes. Paulo, então, achou necessário exortar os irmãos para voltar à pratica das primeiras obras, que ele, entre outros consideraram como prioridades.

            Jesus Cristo se revelou a João na ilha chamada Patmos uns 20 a 25 anos depois de nosso texto e lhe deu mensagens às sete principais igrejas da Ásia. (Apocalipse 2:1 - 3:22) Entre estas havia uma mensagem à igreja de Éfeso para lembrar-se de onde caiu e a encorajou para voltar à prática das primeiras obras. Caiu? Sim, foi Jesus que viu que a igreja tinha caído. Como Jesus está vendo você desde que lhe converteu? Caiu? Regrediu? Para a igreja de Esmirna escreveu e exortou acerca da prioridade: "... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (v. 10) À igreja de Pérgamo exortou por eles terem deixado pessoas com falsas doutrinas ensinarem na igreja. E, assim vai até que ele chegou a falar à igreja de Laodicéia: "... porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca..." (v. 3:16)

          Paulo exortou à prática de súplicas (pedido insistente), orações, intercessões (intervir a favor de alguém ou de algo; pedir, rogar, suplicar). Será que isto falta hoje na igreja? É possível ou provável que é isto que falta na sua vida? Como é fácil culpar circunstâncias, outras pessoas, o mundo, ou o diabo pela falta de avivamento na igreja, ou a falta de uma experiência melhor com Deus. a verdade é que não podemos culpar ninguém. Se a gente não pratica as obras exigidas pela Palavra de Deus, não podemos esperar que Deus cumpra suas promessas a nós, pois suas promessas sempre exigem algo de nós em primeiro lugar; são condições que Deus estabeleceu desde que começou lidar com o homem.

Talvez ao ler este devocional você esteja sentindo um toque de Deus, uma chamada divina para voltar às obras exigidas por Ele. Exorto: Não seja desobediente à voz de Deus!

 

Philip D. Walmer

 

Pensamento do Dia: Um homem não faria nada se ele esperasse até que o pudesse fazer tão bem que ninguém encontrasse falhas com aquilo que ele fez.