>
 

Prioridades

Lição Três

            "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." (I Timóteo 2:1-4)

            Neste terceiro devocional do texto acima, o leitor deveria considerar quem deve receber as súplicas, orações e intercessões dos santos de Deus. Note bem o que o apóstolo exorta acerca da direção destas obras espirituais: "... em favor dos reis e todos os que se acham investidos de autoridade..." (v. 2) A tendência da maioria é de focar suas orações naquelas pessoas que são familiares, amigos bem chegados, membros da mesma ordem religiosa e etc. Paulo, no entanto, exorta para incluir todos os homens, apesar de parentesco, afiliação e aproximação amigável.

            Ele vai mais além para incluir todos os governantes, e também apesar da sua afiliação partidária. No contexto do império Romano, esta exortação foi particularmente contundente, pois era um regime totalitário absoluto no qual os cristãos sofrerem perseguições horríveis. Mas esta exortação não foge dos ensinamentos do próprio Senhor Jesus Cristo que exortou para orar até para os inimigos. (Mateus 5:44) Difícil? Sim! Pode ser feito somente pelo crente no qual ocorreu uma transformação real de vida, em quem habita a plenitude do Espírito Santo. Não pode orar assim? Talvez seja necessário voltar buscar mais do poder que vem do alto.

            Há um objetivo por orar assim. Paulo disse que era para que cada crente e a comunidade dos santos de Deus pudessem viver uma vida tranquila, com toda piedade e respeito. Não há quem não quer uma vida assim. Mas esta vida não virá por políticos e governos, pois foi Jesus Cristo que nos prometeu paz verdadeira. Isto não virá por que você se envolveu na política como militante. Entenda claramente que como cidadão você deve votar, e não só votar, mas votar no candidato que mais aparenta ter suas crenças baseadas no ensinamento da Palavra de Deus.

            Além de cumprir suas obrigações como cidadão da sua nação, há o dever de orar por todos. É necessário lembrar-se de que: "Muito pode, por sua eficácia a súplica do justo." (Tiago 5:16) Tempo e espaço não permitem que seja elaborado um discurso amplo das orações eficazes de Moisés, Josué, Davi, Salomão, Elias, Eliseu, Daniel, entre muitos outros do Antigo Testamento. Passando para o Novo Testamento achamos suas páginas receadas de orações e suas consequentes respostas. Existe amplas razões pôr em prática a exortação de Paulo. Talvez seja sua oração que mudará o rumo da sua vida, sua igreja, seu bairro, sua cidade, seu estado e sua pátria. Que deve fazer? Começar hoje orar como nunca, se é que quer receber as promessas de Deus.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Lembra-se que quando o mundo lhe empurra para seus joelhos, que está numa posição perfeita para orar.