>
 

Quem Conhece A Deus?

     "... para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com Ele na sua morte..." (Filipenses 3:10)

     Provavelmente entre meus leitores há aqueles que imediatamente respondem com um ressonante, sim. E, não há dúvida que acha que conhece mesmo, pois têm andado com Deus há muitos anos. Mas, ao examinar o assunto mais profundamente, pode ser despertada alguma dúvida em relação a esta pergunta.

     Várias vezes diante de pessoas que me "conhecem", tanto em igrejas pequenas como em congressos e convenções onde sou conhecido, perguntava: "Quem me conhece?" Invariavelmente muitas mãos foram levantadas. Notando particularmente algumas, iria até eles e perguntava: "Você me conhece?" Diante do afirmativo perguntava: "Qual é o tamanho dos meus calçados, minhas calças, camisas ou ternos?" Ninguém podia dizer com certeza. Explicava, então, que a minha esposa de quase cinquenta anos me conhece ao ponto de poder ir à loja e comprar qualquer um destes itens sem medo de errar o tamanho, pois ela me conhece nesta intimidade.

     Conhecer a Deus não é tarefa fácil, e se não acredita, pergunta para Moisés. Ele precisava subir a montanha alta e perigosa mais de uma vez para se encontrar com Deus. "Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo..." (Êxodo 33:11) Estes encontros com o Senhor mudou até a fisionomia de Moisés: "não sabia Moisés que a pele do seu rosto resplandecia, depois de haver Deus falado com ele... porém Moisés cobria de novo o rosto com o véu até entrar a falar com ele." (Êxodo 34:29 & 35)

     Se qualquer um realmente conhece a Deus e tem falado com Ele face a face, será mudado e sua fisionomia também será mudada. Aquela pessoa nunca mais será a mesma e isto se tornará evidente a todos que o encontre e ela terá condições de abençoar outros pela irradiante presença de Deus que habitará nela.

     Casais frequentemente desenvolvem sinais e toques entre eles que ninguém mais teria condições de reconhecer, tais como o segurar das mãos e outros toques íntimos que seriam reconhecidos até no escuro ou se fossem cegos. Eles conhecem com certeza o toque do seu cônjuge. Expressões de rosto, tom de voz, entre outras coisas transmitem para o cônjuge o que está no íntimo do parceiro.

     Nosso relacionamento com Deus deve de ser assim, uma profunda intimidade que nos deixa saber sem dúvida que é Deus que nos toca. Devemos saber a diferente entre o toque Dele e qualquer outro espírito. Devemos reconhecer a voz de Deus como os cônjuges conhecem a voz do amado. Devemos poder saber quando Deus está triste por causa de nosso comportamento. Deus sabe quando nós estamos tristes e perturbados por algo.

     Paulo foi levado até o terceiro céu, sofreu pelo nome do Senhor, viu milagres prodígios, mas ainda confessou que queria O conhecer melhor. Você está satisfeito com seu conhecimento de Deus? Deseja mais? Ele está disponível para ser conhecido melhor.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: " O Caminho do homem leva a um fim sem esperança... O caminho de Deus leva a uma esperança sem fim."