>
 

Receberam A Palavra

            "Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra... com alegria do Espírito Santo." (I Tessalonicenses 1:6)

            Milhares de pessoas ocupam assentos em igrejas nos fins de semana e menos frequentemente durante a semana. Todos ouvem pregações e ensinamentos, e as vezes por pessoas incultas e  noutras por doutores em teologia. Não há dúvida que a apresentação da Palavra de Deus é muito importante. A aprendizagem é sempre melhor quando o evangelho e doutrinas básicas são apresentados por pessoas aptas para ensinar. (I Timóteo 3:2, II Timóteo 2:24)

            No entanto, o problema não está exclusivamente com aquele que apresenta a mensagem. O texto aponta de como os ouvintes receberam a Palavra com alegria. A maneira com a qual recebemos a Palavra determinará seu efeito em nossas vidas. Crianças frequentemente recusam alimento por não ter fome, não conhecer o alimento ou por desenvolver por razões desconhecidas um desgosto pelo mesmo. Crianças espirituais têm as mesmas tendências. Mas a Bíblia diz que todos os alimentos são bons quando recebidos com ações de graça. (I Timóteo 4:4) Da mesma maneira toda a Palavra é boa quando recebido corretamente com ações de graça. A Palavra não deve ser recusada quando não é apresentada exatamente como a gente quer. Ao longo dos anos tenho assistido pregações por várias pessoas de capacidades variadas. Algumas pregações não eram assim, grande coisa, mas tendo orado antes pedi que Deus me desse algo da pregação. Ele não falhou. Sei que eu preguei muitas vezes em que alguém poderia ter razão em criticar a maneira em que a Palavra foi entregue. No entanto, enquanto alguns foram abençoados com a Palavra, outros nada receberam, pois seus corações não estavam prontos para recebê-la.

            No livro de Tiago, somos instruídos de como devemos receber a Palavra: 1) Devemos "despojar-nos de toda a impureza e acúmulo de maldade," 2) "acolher, com mansidão, a palavra" 3) "tornar-nos praticantes da palavra" 4) "não ser somente ouvinte" 5) "considerar, atentamente" 6) "não ser apenas ouvinte" 7) "perseverar na palavra" 8) "não ser ouvinte negligente, mas ouvinte operoso". (Tiago 1:21-25)

            Lucas relata em Atos 17:11, que os moradores de Beréia receberam a Palavra com avidez (grande interesse - NIV, bom grado - Corrigida, muito interesse - TLH). Atos 8:6 diz que os Samaritanos atendiam unânimes a pregação de Felipe, e em Atos 8:14 que recebiam a Palavra. Como pode ver, a operação da Palavra no íntimo do homem depende de como ele A recebe. Enquanto números expressivos de pessoas recebiam a Palavra com alegria, outros milhares rejeitaram a Palavra, ou não seguiram as instruções de Tiago e pereceram nos seus pecados.

            A questão importante que você precisa responder agora é: como é que eu recebo a Palavra. É com fé ou com dúvida? É questionando ou aceitando com bom grado? Rejeita por que não aceita o transmissor ou procura tirar o melhor proveito não importando quem Deus manda lhe entregar a mensagem? Sua salvação depende de como recebe a Palavra!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Eu não sou que quero ser. Eu não sou que eu devo ser. Eu não sou que eu espero ser. Mas, pela graça de Deus, não sou o que eu era.