>
 

Sobe!

            "Disse o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que tiraste da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei." (Êxodo 33:1)

            Pelo que se ouve e vê por aí, daria a acreditar que Deus é uma espécie de Office boy ou criado nosso que podemos mandar fazer as coisas de nosso agrado. Ouvir as palestras de alguns oradores eclesiásticos daria de pensar que eles mandam em Deus. No entanto, a leitura cuidadosa da Palavra de Deus e uma análise minuciosa das palavras selecionadas nos ensinam que o indivíduo tem parte integral e ativa na sua própria salvação. Veja apenas alguns exemplos abaixo:

◊    Deus selecionou Moisés para ser o líder para tirar o povo Israelita da escravidão do Egito. Deus operou muitos milagres e prodígios para fazer este povo chegar à fronteira da terra prometida. O que passa por despercebido é o esforço do povo para chegar ao alvo. Deus fez uma promessa de uma terra boa, e daria muito auxílio para o povo. No entanto o povo não seria transportado milagrosamente até a terra. Eles foram obrigados caminhar, colher os mantimentos providenciados, carregar seus pertences e até o tabernáculo (a casa de Deus) nas costas, lutar nas batalhas e guerras, entre muitas outras tarefas. O "subir" de nosso texto denota trabalho, suor e esforço.

◊   Josué fez o povo cruzar o Rio Jordão, mas para vencer a batalha de Jericó eles foram obrigados marchar em volta da cidade por sete dias, tocar trombetas, gritar e depois tomar a cidade depois das muralhas descerem.

◊    Nos anos a seguir haveria muitas batalhas e dificuldades. O povo foi obrigado lutar, sacrificar, trabalhar, suar e se esforçar para reivindicar o que lhes foi prometido. Jamais houve na sua história um tempo em que não havia ameaça de guerra ou terríveis guerras em andamento com a perda de soldados.

            Agora, veja as palavras de Jesus: "... No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16:33) Paulo também nos fala: "Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo..." (Colossenses 1:24) Paulo admoesta Timóteo: "... suporta as aflições..." (II Timóteo 4:5) Pedro encoraja os sofredores por Cristo com estas palavras: "... resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo." (I Pedro 5:9) Paulo ainda adverte os Tessalonicenses: "... pois, quando ainda estávamos convosco, predissemos que íamos ser afligidos, o que, de fato, aconteceu e é do vosso conhecimento." (I Tessalonicenses 3:4)

            Irmão, se você embarcou nesta jornada pensando que tudo seria um mar de rosas, se enganou. A Bíblia fala muito nas lutas, aflições, perseguições, tribulações e trabalhos. Esta vida cristã será assim, no entanto, vale lembrar que o galardão no fim recompensará tudo que sofre para ganhar a vida eterna. Seja proativo! Lute!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Deus não desistiu de você quando você não O conhecia, e certamente não desistirá de você agora sendo que você O pertence.