>
 

A Caixa De Ferramentas

Lição Um

            "Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?... E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes." (Mateus 25:26 e 30)

            Muitos homens, donos de uma casa, gostam de ter uma caixa de ferramentas para fazer as eventuais tarefas de manutenção da residência. Dentro da caixa tem: chaves de fenda, chaves Phillips, chaves de boca, alicates de diversas tamanhos e utilidades, martelos de vários tamanhos e de usos diversos, chaves grife, talvez uma furadeira, brocas, um serrote ou uma serra elétrica, uma serrinha, entre outras ferramentas úteis. Todas têm sua utilidade e algumas são mais usadas do que outras, mas todas têm seu valor.

            Como dono de muitas ferramentas por muitos anos, aprendi cedo escolher as marcas que apresentam a melhor qualidade. A qualidade da ferramenta depende da composição do aço que está nela. Já usei chaves de baixa qualidade e as quebrei ao aplicar uma força. Vi chaves de fenda de ferro mole que com pouco uso a ponta quebra ou entorta. Tenho ferramentas que já duram quarenta anos de uso duro e ainda são perfeitas, e nas quais posso confiar com toda certeza.

            Nós somos as ferramentas que Deus quer usar. Cada pessoa tem uma utilidade especial. Nem todos nós temos a mesma função dentro do reino de Deus. Algumas são mais usadas do que outras. O uso que Deus faz de nós depende do trabalho que Ele deseja fazer. Ele é o mestre. Ele sabe escolher a ferramenta certa. Ele sabe perfeitamente a ferramenta que tem as qualidades que Ele necessita.

            Há vezes que pessoas se entristecem por não serem usadas por Deus e criam todo tipo de problema na igreja. Precisamos reconhecer que Deus sonda homem e mulher e sabe exatamente o que está em nós. Tenho um amigo que trabalhou muitos anos com ferro e aço. Apesar de está aposentado, ele ainda tem a sua percepção nítida da qualidade de ferramentas que pega na mão para afiar. Muitas vezes tem falado comigo acerca de algumas facas: esta tem aço bom, mas esta outra não tem. Da mesma forma Deus sabe o que está em nós. As escrituras nos falam que ninguém jamais precisava falar com Jesus acerca do que estava no homem, pois Ele sabia. Poderíamos criticá-Lo pela escolha dos seus discípulos. Do exterior todos pareciam muito frágeis, mas Jesus conhecia a qualidade do aço que estava em cada um.

            Não está sendo usado como deseja? Talvez seja que você ainda não se preparou suficiente. O bom aço vem do fogo, do calor. Ferramentas são formadas a base do fogo e o martelo. È duro! È difícil! Mas, não existe atalho para chegar à qualidade que Deus quer. È pela muita oração, dias a fio de jejum, batalhas e vitórias e às vezes derrotas, horas, dias, semanas, meses e anos de estudo da Palavra. Prepare-se! Deus quer lhe usar!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia:  Abasteça gratuitamente seu bom ânimo por pensar pensamentos positivos acolher.