>
 

A Caixa De Ferramentas

Lição Dois

            "Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?... E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes." (Mateus 25:26 e 30)

            Ontem falamos da caixa de ferramentas, e principalmente da caixa de ferramentas que Deus tem. Quero que você se imagine como uma ferramenta qualquer que está na caixa de ferramentas de Deus. Lá você está, confortável, abraçado com as outras, entre amigos, segura lá dentro com a tampa fechada, e quem sabe, com um cadeado trancando a caixa para ninguém roubar dela.

            O problema com esta posição é que a ferramenta não produz, não arruma, não conserta e não corrige coisas estragadas. È inútil! Que palavra horrível. Inútil! Talvez eu nem lhe conheça e, portanto não tenho condições de determinar sua condição. Você é útil ou inútil? O Mestre sabe! Você e Ele poderiam se entender acerca disto. É gostoso ser útil, ser usado, ser tirado da caixa com frequência. Você deve se preparar para ser útil ao seu Mestre e Salvador.

            Há ferramentas no fundo das minhas caixas que não saem de lá há muito tempo. São ferramentas de pouca qualidade. Não são confiáveis. Não se sentem bem na minha mão. Por causa do desuso, estão enferrujadas, corroídas e de péssima aparência. A ferramenta não tem condições de mudar a si mesma, mas não é seu caso. Você pode mudar! Você pode ser transformado em algo útil. Você pode se tornar algo de proveito para o Mestre. "Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra. (II Timóteo 2:21)

            Tenho falado em preparação para ser usado, que é essencial. Os doze apóstolos passaram três anos e meio integrais aprendendo aos pés de Jesus. Muitos anos atrás, um amigo da gente saiu do seminário por que estava tão ansioso começar seu ministério. Anos depois confessou para mim que se arrependeu de ter feito aquilo, mas era tarde demais. Um velho ditado diz que o tempo aparentemente perdido para afiar a foice, na realidade não é tempo perdido, mas tempo ganho, pois vai cortar melhor depois. Estudar, orar, jejuar e meditar não é tempo perdido, pois este esforço lhe fará mais eficaz quando entrar na seara do Senhor. Após sua conversão, Paulo se ausentou por quatorze anos que passou estudando,orando e se preparando para o ministério. O tempo real do seu ministério foi relativamente curto, no entanto muito eficaz e frutífero. Ainda, no meio do seu tempo na prisão pediu para alguém levar os pergaminhos para ele, pois quis estudar mais. Disto todo veio as maravilhosas cartas que Paulo escreveu para as igrejas, as quais ainda nos servem hoje.

            Não sei o que Deus quer fazer com você, mas certamente tem uma obra para você realizar. Prepare-se para ser útil ao Senhor! Esforce-se! Vale à pena!

Philip D. Walmer

 

Pensamento do Dia: "O que você há de ser, você já está se tornando."