>
 

A Caixa De Ferramentas

Lição Três

            "Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?... E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes." (Mateus 25:26 e 30)

            No final da década dos anos sessenta, eu abri uma pequena empresa de construção civil. A época não era propícia para tal aventura, e as finanças pessoais foram escassas para os desafios do empreendimento. No entanto, segui avante, remando contra a maré, e consegui sustentar a minha família enquanto pastoreava uma igreja que não tinha condições sustentar-nos integralmente.

            Basicamente minhas ferramentas era todos do tipo hobby, isto é de baixa qualidade e certamente sem condições de produzir industrialmente. Uma das ferramentas que realmente precisava era uma serra elétrica industrial. No entanto, o modelo desejado era muito caro e me custaria no mínimo mais de dois dias de trabalho para adquiri-la. Finalmente, depois de uns dois anos de trabalhos duros, consegui comprar a serra que tanto tempo necessitava, e foi tudo que esperei e mais.

            Uma tarde de inverno, o escuro já estava descendo quando encerramos o dia, carregamos as ferramentas e fomos de volta para nossas casas. Ao chegar à minha residência, descobri que a serra não estava na camioneta. Confesso que fiquei muito preocupado com esta peça cara, mas a distância de volta era muito grande, de modo que fui obrigado deixar tudo nas mãos de Deus.

            No outro dia, o alívio foi muito grande quando descobri que a serra estava exatamente onde eu a deixei. Mas, imagine, depois de ficar a noite toda lá na obra, a serra não tinha feito nenhum trabalho, não serrou nada e nem preparou material para ser usado no dia seguinte. Sei que você está começando gozar de mim, mas escute, pois quero lhe ensinar algo que precisa lembrar pelo resta da sua vida.

            Sabe por que a serra não fez nada? 1) Não estava conectada à fonte de energia elétrica, e 2) não estava na mão do mestre, aquele que sabia usá-la.

            A mesma coisa é verdade acerca de você. O preço que Jesus pagou para salvá-lo foi muito elevado; custou-lhe muito sofrimento, sua vida e seu sangue. Mas, você se perdeu no meio do mundo. Por não estar conectado a Ele, nada de valor eterno podia fazer. Veja só o que Jesus disse: "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5)

            O outro fator é de igual valor. Da mesma forma que a serra não podia fazer nada por conta própria, sem estar nas mãos do mestre; nós também não podemos fazer nada a não ser que estejamos nas mãos do mestre, Jesus Cristo. É a mesma coisa com qualquer das ferramentas. Elas têm que estar mão do mestre para poderem aproveitar sua utilidade. Quer produzir? Pede para Deus lhe tirar da caixa das suas ferramentas para usá-lo.

Philip D. Walmer

 

Pensamento do Dia: "Trabalho difícil é normalmente uma acumulação de coisas fáceis que não foram feitas quando devia."