>
 

Tire O Máximo Proveito Da Igreja

            Depois que nos firmamos na igreja onde, segundo cremos, Deus quer que fiquemos, tornemo-nos membros dela. Ela deve passar a ser nosso lar espiritual. Há um velho ditado que diz o seguinte: "Só podemos retirar de uma aquilo que colocamos nela." Alguns crentes semeiam tão pouco, que ceifam quase nada.

            A maioria das igrejas espera que seus membros assumam responsabilidades - tanto para o bem deles próprios, como para o benefício da igreja. Se nós também procurarmos cumprir nossas responsabilidades com fidelidade, poderemos receber muitas bênçãos.

            Em toda igreja há um certo número de membros que assistem a todos os trabalhos; geralmente são estes os que colhem os maiores dividendos. Outros frequentam os cultos de domingo, pela manhã e à noite, mas nunca vão aos cultos do meio da semana. Mas a grande maioria dos membros recebe poucas bênçãos da igreja, pois só assistem aos cultos de domingo pela manhã. Quanto mais secular se torna nossa Sociedade, mais os crentes precisam ouvir as exposições da palavra de Deus. O grande número dos crentes só obtém nos cultos da igreja.

            Uma semana tem cento e sessenta e oito horas. É lógico que uma ou duas horas que passamos na casa de Deus, estudando sua palavra, representam muito pouco, comparadas com o tempo que devotamos a outras atividades da vida. Embora a Bíblia seja o mais importante objeto de estudos para um crente, a maioria deles não lhes consagra o mesmo tempo que dá à leitura do jornal.

            Uma idéia que tem prejudicado muito a frequência aos cultos da família é a de que, se forçarmos os filhos, principalmente na adolescência, a irem à igreja, eles se tornarão revoltados contra ela. Em várias ocasiões, já ouvi alguns pais, excessivamente indulgentes com os filhos, dizerem o seguinte:

            - Não obrigo meus filhos a irem à igreja. Mais tarde eles podem passar a detestar tudo isso.

            Soube de um casal crente que disse ao filho que, se não quisesse ir ao culto, poderia ir tomar um sorvete, enquanto esperava os pais. De algum modo, parecia que meus sermões nunca eram mais interessantes para o rapazinho do que os sorvetes. Hoje, ele já é casado e tem filhos, mas ainda não frequenta a igreja.

            Nessa mesma igreja, havia uma família que tinha cinco filhos homens. O pai havia determinado que eles tinham de ir à igreja todos os domingos. Durante o culto da manhã, teriam que sentar-se juntos com os pais, mas, nas outras reuniões poderiam ficar com os amigos, se o comportamento deles fosse tal, que merecessem esse privilégio. Hoje, um daqueles rapazes está no campo missionário, e os outros são crentes ativos em sua igreja, participando da liderança dela.

            Não tenhamos medo de tomar a decisão por nossos filhos, de que eles devem frequentar os cultos. Quando se trata de estudar, não hesitamos em mandá-los para a escola, quer queiram ou não. E quando é que nossos filhos querem ir a um dentista ou ao médico? No entanto, nós os obrigamos a ir, quando precisam. Pois nossos filhos precisam muito da igreja e da oportunidade que ele lhes oferece para adorar a Deus e entender sua vontade. Dou graças por minha mãe, pois quando eu estava com dezessete anos e era muito rebelde, ela praticamente me obrigou a ir quase todas as reuniões da igreja. Duvido muito de que hoje eu fosse um pastor, se ela tivesse deixado que eu próprio tomasse essa decisão, naquela época da vida.

            Obrigar uma criança a assistir aos cultos não faz com que ela se volte contra a igreja. Muitas vezes, é a hipocrisia dos pais que torna a igreja uma farsa. Tenho visto muitos poucos filhos de casais crentes, com uma vida coerente no lar, afastarem-se de Deus. E entre esses poucos, a maioria volta a fé mais tarde.

Vesículo do Dia: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Provérbios 22:6)

Pensamento do Dia: Considera a dificuldade de transformar a si mesmo, e, compreenderás a dificuldade em transformar os outros.