>
 

Soberania

            "Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele." (Marcos 3:13)

            Pessoas que não têm ajustadas seus espíritos e atitudes à vontade de Deus frequentemente se frustram em não poder subir às mais altas posições no ministério. Não são poucas as vezes que estes criam um ambiente desfavorável ao avivamento que Deus quer derramar. Estas tendem a julgar si mesmos como mais capacitadas para preencherem determinados cargos do que os atuais. Pode ser que seja, mas pode ser que não. É absolutamente necessário, portanto, que todos entendam a soberania de Deus.

            No texto acima uma palavra chama a atenção do leitor percebido que é: quis. A leitura de Lucas 6:13 adiciona mais, esclarecendo que havia mais do que os doze presentes, todos foram chamados de discípulos. De entre este grupo mais numeroso, Jesus escolheu doze de acordo com sua vontade. Recordamos que Samuel foi dirigido por Deus para ir à casa de Jessé para escolher um novo rei para Israel; olhou no princípio apenas para a idade, a fisionomia e outras características superficiais. Deus rejeitou a aparência exterior e escolheu pelo espírito que achou em Davi. Pode olhar para si mesmo e julgar-se de ter as qualidades necessárias para servir em determinada capacidade, ou olhar para outro com a mesma justificação. Todavia é de grande valor buscar a vontade de Deus, pois Ele sonda os corações e sabe quem tem as qualidades necessárias para preencher as posições na Sua igreja. Sim, na Sua igreja! A igreja é Dele! Para usar um termo mais comum, Ele é o chefe, e o chefe sempre tem razão. Ele realmente tem razão por causa da habilidade de sondar os corações e saber com exatidão o que está no homem.

            O problema maior é que como seres humanos é possível ver apenas o passado, e quem sabe nem tão claramente, e o presente. O futuro pertence a Deus e só Ele pode selecionar os componentes do Seu ministério baseado na sua presciência do futuro. Ele sabe quem poderá aguentar o que há de vir e quem desmoronaria face às dificuldades que virão.

            Um homem foi chamado à obra missionária e abraçou a chamada com muito afinco. Tempos depois assistiu uma convenção, e ouviu oradores ilustres e talentosos. Depois orou e disse a Deus que Ele provavelmente errou, pois estes tinham mais talento que ele. Anos passaram enquanto ele serviu fielmente e vez por outra ouvia falar destes ilustres que por uma razão ou outra falharam e saíram do ministério. Foi então que ele entendeu que Deus não julga por meras aparências, mas por aquilo que vê no íntimo. O homem humilde chegou a ver milhares converterem-se ao Senhor enquanto alguns dos que tanto admirava se desviaram e perderam suas almas.

            "Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração." (I Samuel 16:7)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A igreja é composta de indivíduos. Ela não pode fazer nada a não ser que seus membros trabalham, e trabalham unidos. - Aughey