>
 

Sobe Depois Desce

            "Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele." (Marcos 3:13)

            A Palavra de Deus não foi escrita com termos supérfluos. Cada palavra tem um sentido, e muitas vezes de grande significado para o leitor deste livro de valor eterno. Note bem que Jesus subiu à montanha com seus discípulos. Qualquer um pode descer com facilidade, e se fosse possível escolher todos gostaria de sempre ter caminhos em descida. Subir é trabalhoso e por isso há poucos que têm a coragem para escalar as montanhas. Para a maioria a linda vista lá de cima não vale o esforço para subir. É pena, pois perdem algumas das maiores experiências da vida.

            Podemos dizer a mesma coisa acerca da vida cristã. A grande maioria está à procura de um caminho fácil, de bonança vitalícia, de uma ausência total de problemas e dificuldades. Quando estudamos a fundo a Palavra de Deus, descobrimos que as maiores vitórias vinham para as pessoas que enfrentaram grandes lutas e dificuldades. Ninguém prova sua fé, e força espiritual sentado na praia observando as ondas, mas embarcando no navio da vida com Jesus ao leme.

            Quando Pedro e João subiam ao templo a fim de orar, eles enfrentaram o desafio do homem coxo. Por meio deste desafio saiu uma grande vitória e estourou um estrondoso avivamento em Jerusalém. Sem subir para orar, e sem o desafio do homem coxo eles provavelmente nunca teriam saboreado esta grande vitória. Devemos com isto aprender não procurar fugir das dificuldades, dos desafios, sim das subidas que a vida espiritual proporciona.

            Moisés subiu mais de uma vez nas montanhas. Duas vezes subiu para receber a lei de Deus. A Bíblia recorda que lá ele ficou na presença de Deus, e ao descer a sua face brilhava tanto que o povo pediu que ele colocasse um véu para cobrir o rosto.

            Pedro, João e Tiago subiram com Jesus ao Monte de Transfiguração, sim, subiram. (Mateus 17:1-13) Mas lá eles contemplavam a glória de Deus como nunca antes; viram coisas indescritíveis e uma manifestação sobrenatural de Cristo não visto pelos outros. Eles desceram com uma nova visão, com poder novo, com habilidades nunca antes experimentadas. Foi tão glorioso, e tão recompensador ter subido que eles nem queriam mais descer.

            Assim são, querido leitor, as experiências que podemos ter com Deus ao embarcar na subida para a oração. Não nego, pois o caminho é difícil e a carne revolta-se contra esta dificuldade e aparente perda de tempo. Mas, procura entender os benefícios da oração; da glória que há de contemplar, do poder que receberá que não achará em outro lugar qualquer.

            Os relatos bíblicos deixam bem claro que o preço de poder com Deus, do brilho do Espírito Santo na vida virão somente ao subir num lugar solitário com Deus via a oração. Cada um precisa procurar sua própria experiência. Ninguém pode a buscar e lhe transmitir. Seu pastor pode falar acerca de tal experiência e recomendá-la para todos, mas cada um precisa subir a montanha para receber. Pode crer... vale a pena. Embarca hoje, pois não vai se arrepender.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Algumas pessoas estão tão determinadas achar a bem-aventurada felicidade que negligenciam uma vida de contentamento.