>
 

A Vaca E O Porco

Certa vez, um homem rico queixou-se a um amigo:

- Por que será que todos estão sempre me criticando por ser avarento, se eles sabem que vou deixar tudo o que possuo para os pobres quando eu morrer? Após uma pausa, o amigo disse:

- Acho que é o mesmo que a história do porco e a vaca.

- Como assim? - perguntou o homem rico. O amigo disse:

- Conta-se que um porco estava se queixando a uma vaca por ser muito impopular. "As pessoas estão sempre falando de sua bondade e de seus meigos olhos castanhos", disse o porco. "De mim, elas só falam mal. Isso parece muito injusto. Claro, você fornece leite, mas eu forneço muito mais. Forneço bacon e presunto. Forneço cerdas. Até meus pés elas deixam em conserva! Mesmo assim, ninguém gosta de mim. Por quê?

A vaca pensou por alguns instantes e respondeu: "Bem, talvez porque forneço o meu produto enquanto estou viva".

Boa reputação e atos de generosidade recebem aplausos durante e após a vida da pessoa, muito mais que heranças. Permita que as pessoas enxerguem seus dons como uma extensão de sua vida, e não como uma consequência de sua morte.

Nós, cristãos, devemos fazer diferença por onde passamos e onde estamos. O mundo deve lamentar nossa morte, mas, antes dela, as pessoas têm de dizer que o mundo é melhor desde que nele viemos viver.

Jesus não fez diferença após a sua morte, apenas; quando ainda em vida, transformava pessoas, corpos e mentes, e assim também foi com seus seguidores. O exemplo de João - também chamado na Bíblia de "filho do trovão" por causa de seu temperamento sanguíneo - e o do exaltado Pedro, são bastante significativos: ainda em vida fizeram diferença - e que diferença! - na vida de muita gente.

Ouço muitos falar: "Do jeito que sou, não consigo". Bem, então Pedro não conseguiria também. João, idem. Ambos eram pessoas simples, incultos e pobres, mas seus escritos até hoje fazem a alma cantar. Como puderam chegar a tanto? Querendo. É querendo. Fazendo força, crucificando a carne, esforçando-se, amando o próximo no momento em que se desejava fazer o inverso - coisas assim.

É em vida que a gente transforma a nossa vida e também o ambiente ao nosso redor. Por isso, não protele: mude hoje; esforce-se hoje; ame hoje; peça hoje o perdão pelo erro de ontem. E a vida mudará. Quando Paulo sugere: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2), ele falava em bem mais do que uma possibilidade. Falava de uma realidade.

 

Pensamento do Dia: "Conhece-se a si mesmo. Não aceita a admiração do seu cachorro como evidência conclusivo que você é maravilhoso." Ann Landers