>
 

Exclusividade

            "Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará." (Salmos 34:10)

            No relacionamento com Deus é sempre bom lembrar-se das prioridades Dele, e não nossas. Parece ridículo falar das necessidades de Deus quando Ele tem tudo, absolutamente tudo, inclusive a habilidade de suprir nossas necessidades. No entanto há coisas que Deus considera como prioridades e quando seus súditos as consideram devidamente, pondo em prática as coisas que Deus considera como prioridade o relacionamento com Ele será bem diferente e totalmente satisfatória.

            Muitos, motivados por pensar exclusivamente neles mesmos, praticando o egoísmo tendem a buscar junto a Deus o que querem ou necessitam, em vez de buscar a Deus. É educativo cogitar que tipo de relacionamento teríamos com outras pessoas se as buscássemos apenas por aquilo que poderiam fazer por nós. Não passaria muito tempo e elas estariam nos evitando como uma praga. Amizades, bem como relacionamentos sólidos não se edificam quando uma das partes tem que suprir tudo para o outro.

            Mas infelizmente tendem a tratar Deus apenas como um fornecedor de tudo que eles necessitam. Isto pode funcionar por um pouco de tempo, mas em breve Deus começará exigir o que é lhe devido. Sim, devemos algo a Deus. O relacionamento com Deus não se edifica em alguma espécie de socialismo onde o grande tem a obrigação fornecer tudo para aqueles que não reconhecem, nem cumprem seus deveres.

            O texto não encoraja o buscar do suprimento de necessidades junto a Deus, mas buscar a Ele, por gostá-Lo, apreciá-Lo e amá-Lo. Sim, Deus pode e quer satisfazer as necessidades dos seus súditos, mas Ele não deseja ser buscado somente por este motivo, mas quer ser amado, louvado e adorado. A passagem acima diz que os leõezinhos que buscam apenas o alimento sofrem fome, mas diz que aqueles que buscam a Deus, não o alimento, não terão falta de nada.

            É consolador saber que "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará." (Salmos 23:1) Mas o que esquecemos é que temos de ser ovelhas obedientes do seu pastoreio. Temos que amar ao Pastor de nossas almas, e gostar de simplesmente estar na Sua presença apesar de qualquer outro motivo. No entanto, haverá certeza na subconsciência que o resultado de amá-Lo e adorá-Lo, fará com que Ele liberte toda a Sua bondade em nosso favor.

            No capítulo cinco de Mateus, Jesus descreve como as pessoas sem Deus sempre e com exclusividade procuram as coisas terrenas. Ele criticou severamente esta atitude, que infelizmente veio a penetrar a mente de muitos que se chamam cristão. Mas Jesus disse que o melhor procedimento é de buscar a Deus, não o que Ele para dar, mas buscar a Ele com exclusividade por que O ama e adora. Aprender e praticar isto pode resultar não somente num melhor relacionamento, mas o suprimento total de todas as nossas necessidades, Deus jamais negará seu melhor para aqueles que O amam de verdade e com exclusividade.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Consagração não é difícil para a pessoa que tem se encontrado com Deus. Esta pessoa insiste em dar si mesmo inteiramente para Deus. - AW. Tozer-