>
 

Como Está Seu Coração?

            "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..." (I Coríntios 11:28) "Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos." (II Coríntios 13:5)

            Estas duas passagens bíblicas colocam a responsabilidade do cuidado do coração bem no colo de cada pessoa. A verdade é que ninguém, a não ser a própria pessoa, tem acesso ao conteúdo do seu coração. É algo exclusivamente entre Deus e a pessoa. Somente estes dois seres sabem o que está realmente no coração da pessoa. Incrível que pareça, nem o diabo sabe. Ele pode apenas semear as sementes do mal, no entanto só pode detectar se brotou e cresceu no coração pelas ações exteriores que aparecem na vida da pessoa.

            Alguns imaginam que o que o homem oculta no coração não é da conta de ninguém. No entanto todos precisam reconhecer o que a Palavra de Deus nos ensina. Analisa bem as passagens da Palavra que seguem:

            Jesus disse colericamente em Mateus 12:30: "Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração." Eis uma boa razão para cuidar o coração e o purificar de tudo que nele está.

            Ouça outra declaração de Jesus de Lucas 6:43-45: "Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração." Se torna bem claro deste ensinamento que não há escapatória, pois, queira ou não a expressão do que está no coração há de ser expressado ou por palavras ou por ações, obras.

            Esta verdade é conhecida deste a época do Antigo Testamento. Noé foi obrigado lidar com este espírito no seu mundo. Veja a condenação de Deus expressada em Gênesis 6:5: "Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração..." Parece uma condenação do mundo atual. E, não devemos estranhar, pois Jesus mesmo profetizou que na época do retorno do Filho do Homem para receber a Igreja seria uma repetição dos dias de Noé. Tempo e espaço não há para descrever toda maldade que acontece em nossos dias. O mundo se tornou amoral, isto é, sem moral. Só pode existir imoralidade se existe moralidade. A moralidade ainda existe, mas está sendo sufocada, até no meio evangelho pela aceitação de imoralidade impensada poucos anos atrás.

            Veja outra de Marcos 7:21-23: "Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem."

            Que você possa caminhar como Davi: "Em minha casa viverei de coração íntegro." (Salmos 101:2)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "A semente que você cultiva, determina a colheita; não é suficiente para o jardinei­ro amar as flo­res; ele deve também odiar as ervas daninhas."