>
 

Como Está Seu Coração?

 Número 2

             "O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são pensamentos vãos." (Salmos 94:11)

            Para a pessoa que não serve a Deus de todo seu coração, que tem coração dividido entre Deus e o mundo, que tende para os prazeres mundanos, o fato de Deus conhecer até os pensamentos é, ou deve de ser, assustador. E, não adianta reclamar e taxar Deus como injusto, pois é fato verídico. Mudar é necessário.

            Em primeiro lugar é necessário conhecer a verdadeira pessoa que habita dentro do seu corpo. "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9) Logo entende que não pode confiar nos sentimentos do coração, se o coração ainda não foi regenerado por Deus. Deus é o único com poder para efetuar uma mudança em você; que não é mera reforma, mas uma regeneração, isto quer dizer que é feito de novo. Ouça a Bíblia: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (II Coríntios 5:17) Para ficar livre da velha natureza, que deseja os supostos prazeres que corrompe o homem, desagrada o Criador e condena-o a viver sem Deus, a fonte de vida real; é necessário convidar Deus para fazer a obra de total regeneração.

            Salomão, após, um belo começo como rei, se desviou do caminho de Deus, seguiu os desejos do seu coração e correu atrás dos prazeres que jamais o satisfaziam. Ele chegou à conclusão acerca do homem que: "como imagina em sua alma, assim ele é..." (Provérbios 23:7)

            Após vários tropeços Davi reconheceu que não tinha forças para transformar sua vida de forma que agradasse a Deus, portanto pede socorro do único poder que existe para mudar e regenerar o ser humano. "Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença..." (Salmos 19:13-14) Davi reconheceu que Deus não julga apenas as ações exteriores e visíveis, mas o conteúdo do coração. Assim ele roga para ter o meditar do seu coração regenerado.

            Entende bem a natureza humana que habita em cada um desde o seu nascimento. Entende que a entrega do corpo para cumprir os desejos do coração em nada agrada a Deus. Entende que Ele tem seu destino em Suas mãos, e que convém determinar o que está no coração. O que é que ocupa sua meditação? É a vaidade de beleza exterior, a moda, aceitação do mundo, o relacionamento ilícito que tem com seu namorado/namorada, ódio, ira, ciúmes, amarguras, desejos carnais... Há tanta coisa que pode ocupar sua meditação diária.

            Não importa o que você descobre neste auto-exame, Deus tem o poder para lhe libertar e regenerar. Não se desespera com a fraqueza que sente. Rogue a Deus pela regeneração que só Ele pode efetuar. Você pode ser uma nova criatura em Cristo Jesus.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A Bíblia não gagueja! Ela fala direta e sem rodeios!