>
 

A Procura Da Felicidade

            "O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz." (Provérbios 16:20)

            Se fosse perguntar para muitas pessoas hoje o que é que mais querem da vida, invariavelmente a resposta seria a felicidade. Todos querem a felicidade, a elusiva felicidade. O cristão, diríamos, do lado de fora do mundo observa com grande consternação a desenfreada busca de algo que poderia proporcionar a felicidade. A procura dela não pode ser criticada, pois é uma necessidade básica do ser humano. No entanto, o que espanta são os lugares e atividades nos quais buscam esta necessidade.

Torna-se óbvio que a grande maioria não achou a escassa felicidade, aliás, o que acham é apenas uma felicidade momentânea, todavia nada que proporciona este bem ao longo da vida. Pessoas se envolvem com bebidas alcoólicas, tabaco, drogas licitas e ilícitas o sexo dentro e fora de casamentos legais, e um ainda numeroso número de outras coisas. Se todos fossem cem por cento honestos, diriam que na realidade nenhuma destas atividades os deixa com um sentimento de bem estar e felicidade.

Teimosamente muitas tentam provar que as coisas mencionadas acima podem proporcionar o gozo e alegria que todos querem. Salomão pensou da mesma forma. Um relato que tudo que fez, e não foi pouca coisa, se encontra em Provérbios capítulos um e dois. A conclusão dele era que tudo não passa de vaidade. Nada que ele experimentou trouxe a felicidade que ele tanto almejava. É surpreendente que apesar do passar dos anos literalmente milhões tentam provar que Salomão e a Bíblia não provêm um testemunho verdadeiro, portanto correm atrás das mesmas coisas, mas no final da vida só existe aquele vazio, e o sentimento que a vida passou sem que eles pudessem adquirir as coisas que são de valor real e eterno.

O texto acima foi extraído dezesseis capítulos livro adentro e agora o conselho é que vale a pena dar a maior atenção ao ensino das coisas de valor eterno. Quem sabe, que ele estava aflito de remorso por não ter ouvido seu pai Davi, e seguido seus sábios conselhos aprendidos aos pés do Senhor. A conclusão dele é que a felicidade vem aos que confiam no Senhor. É uma coisa tão simples. É necessário perguntar por que muitos outros não confiam no eterno Deus que sabe tão bem guiar a vida de qualquer ser humano por um caminho que o leva a uma realização cem por cento satisfatória.

Paulo viveu sua vida em serviço ao Senhor. Ele sofreu, e sofreu mesmo. Poucos hoje sofrem o que ele sofreu. Mas, no fim, quando ele estava prestes de morrer precocemente, teve nada a não ser confiança. Ouça as suas palavras: "Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." (II Timóteo 4:6-8)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: O amor divino é uma flor sagrada, que em seu botão precoce é a felicidade, e em sua plena floração é o céu.