>
 

Mãe Materialista ou Espiritual?

 

Havia seis filhos e duas filhas na família, no entanto sua vida era muito ocupada com a igreja, lecionando na Escola Dominical, sendo superintendente da mesma, e ativa em toda a vida social da igreja. E através da sua obra soava um riso contagioso que afugentava as sombras das vidas dos outros. Ela está agora na terra da glória. Mas outro dia sua vida foi me trazida a tona novamente quando visitei o lar de sua filha. Ela estava recordando com prazer os velhos tempos, e uma coisa que a impressionou muito, e foi contado com orgulho evidente, foi que não importava em que hora os filhos chegavam de volta para casa a mãe estava sempre acordada, os esperando. Ela não ia à cama até o último chegar. Havia vezes que os filhos tentaram pregar uma peça nela, tirando os sapatos e tentando entrar e subir a escadaria com seus pés descalços, mas eles ouviam uma voz dizendo, "É você Bill?" ou "É você Walt?" Não importava o cansaço que ela sentia depois de um dia de trabalho árduo, ela sempre esperava até cada filho chegasse. Esta mãe esperando pelos filhos é um quadro de uma profunda preocupação dela para com os filhos. Seu pensamento não expressado foi "todas as crianças já chegaram?"

Com certeza declaro que a nossa geração precisa de um avivamento de mães como esta. Assim nosso mundo vai tomar um jeito agradável. A melhor profissão do mundo é para ser uma mãe piedosa, mulher de oração de consagração. Estas vão mudar o mundo para o melhor e não aquelas que acham que se envolver na política e profissionalismo é o caminho certo. Sei, sem sombra de dúvida, que por proferir estas últimas palavras, que vou arranjar muitos inimigos, pois este posicionamento é considerado antiquado. Mas, tenho atravessado já sete décadas. Vi as mudanças na sociedade, e não são mudanças boas e favoráveis à formação de uma sociedade decente, mas ao contrário, à formação de uma sociedade decadente. Filhos se criam sozinhos em casa, hoje em dia, ou na rua, quase sem alguém para orientá-los e consolá-los nos momentos dos seus problema e angústias. Mães chegam de volta para casa tão cansadas dos seus trabalhos que não têm energia, nem paciência para ouvir os filhos e lidar com seus problemas. Portanto, voltam para os amigos da rua, da escola ou outro ambiente qualquer, e deles pegam seus conselhos e orientação; de pessoas que provavelmente vivem a mesma situação. O que é que dá? Cegos, guiando outros cegos. Jovens sem experiência, se orientação também, sofredores de pais e lares do mesmo gênero procurando orientar outros jovens. O cenário é altissimamente preocupante, e a sociedade degenera ano após ano de passos largos, e mais e mais acelerados.

Neste ambiente vão para as bebidas alcoólicas, cigarros e logo para maconha, depois para outras drogas. A falta de verdadeiro e fervoroso amor de pais obriga estes jovens a tentar saciar os desejos de amor dos pais de sexo precoce, resultando em gravidez indeseja, doenças sexualmente transmissíveis (DST), inclusive o AIDS. Freqüentemente entra em cena o aborto ilegal com seqüelas graves (as vezes a morte) no organismo reprodutivo feminino, impedindo-a de ter filhos mais tarde na vida, para não falar do remorso por ter tirado uma vida.

Fui criado pobre. Provavelmente faltou muita coisa em casa, quem sabe até de primeira necessidade. Mas, quando chegamos do colégio, a mãe estava sempre em casa com um lanchezinho preparado, pão caseiro, bolachas feitas em casa com aquele gosto especial; mas acima de tudo foi as vezes que ouvimos a voz da mãe do seu quatro orando pela gente que nos tocou no fundo do coração. Mãe estava em casa quando chegamos quase em pranto de choro por algum acontecimento no colégio e teve tempo para nos ouvir. Oxalá que pudesse lhe falar de tudo que fizemos como família. Oxalá que pudesse lhe falar que não tenho remorso por não ter tudo que queria; que podia lhe comunicar o gozo que sinto em lembrar-me da minha mãe, morta precocemente aos 47 anos de idade. Mas nos curtos anos que ela viveu cumpriu seu papel, encheu seus filhos de amor, de amor para com Deus, de ensinamentos da Palavra de Deus, de seus bons exemplos e temor a Deus.

Choro pela geração atual, pois a grande maioria jamais, sim jamais, terá o que eu tinha do bem de uma mãe cristã. Jamais terá as belas lembranças, e gozo de lembrar o que me lembro da minha criação. Alguns dizem que a sociedade moderna exige mais das famílias hoje em dia. Pode ser, mas acredito que com muito planejamento até antes de namorar seriamente e casar que existe maneira para dar a volta por cima e ainda nos dias de hoje edificar um lar cristão, com uma mãe cristã, que por meio da oração e consagração salvará a sua família.

Com a minha idade avançando, e parece mais e mais rapidamente, penso freqüentemente acerca da eternidade. Penso acerca das mães que conseguirão se salvar, mas ao procurar seus filhos não os encontrarão. Será que haverá remorso por ter procurado mais os bens materiais ao em vez de uma boa educação e criação dos seus filhos? Haverá remorso por não ter orado ou orado mais em prol dos filhos. Tem mães no eterno descanso hoje que estão esperando seus filhos chegarem até a casa celestial. Elas jamais terão todo o descanso que merecem até os filhos chegarem. Faça hoje tudo que é possível para salvar seus filhos, antes que seja tarde. Pelas coisas materiais que presenteiam os filhos eles vão lhe agradecer enquanto o presente durar, mas se conseguir os salvar, eles lhe agradecerão pela eternidade.

DEUS 

Eu me lembro, eu me lembro era pequeno

Brincava na praia e o mar bramia

Erguendo doce altivo sacudia

A branca espuma para o céu sereno. 

Eu disse a minha mãe nesse momento

Que dura orquestra, que furor insano,

Que pode haver maior do que o oceano

Ou mais forte do que o tufão? 

Minha mãe a sorrir, olhou para o céu e respondeu:

-Um ser que nós não vemos, é o maior que o mar

Que nós tememos, mais forte que o tufão,

Meu filho, - é Deus.

Estas são as verdades que uma mãe que ama apresenta ao seu filho, desde a infância. E você MÂE, o que tem apresentado a teu filho?

Pr. Philip D.Walmer