>
 

A Influência Das Mães

Texto: “Eis que todo o que usa de provérbios usará contra ti este provérbio, dizendo: Qual a mãe, tal é sua filha.” (Ezequiel 16:44)

Introdução: Além da sabedoria bíblica acima, ainda tem o ditado brasileiro que diz: “Tal pai, tal filho,” ou “Tal mãe, tal filha.” Estes ditados vêm daquilo que chamamos de sabedoria convencional. São resultados do que temos observado ao longo dos anos em várias pessoas e várias famílias. Não é necessário citar nomes ou nos referir a determinadas pessoas e famílias. Mas esta sabedoria convencional pode nos alertar à necessidade de criar um ambiente onde é possível criar famílias e filhos que serão cidadãos de valor na sociedade, e além de tudo cristãos em todos os sentidos; isto é, não só em palavra, ou de acordo com a religião moderna que abraça a mentalidade de cristianismo moderno, mas pessoas que vivem verdadeiramente com os princípios da Palavra de Deus.

         Um ditado antigo, muito antigo, e de valor grande e digno de ser reiterado diz: “A mão que embala o berço, governa o mundo.” É necessário que cada mãe reconheça o poder que ela tem para influenciar seus filhos. Ele tem o poder para influenciar seus filhos para o bem ou para o mal. O coração materno que segura as mãozinhas dos seus filhos pode canalizar as energias dos filhos para na sua vez influenciar outros para o bem ou para o mal.

         Mãe, hoje nós celebramos o seu dia, um dia em que honramos todo o seu trabalho, seu amor, suas dores, seus desapontamentos, e tudo mais que acompanhe sua vida de mãe. Lembramos da sua importância na vida dos seus filhos. Esperamos que você também se lembrasse da sua importância, e que não esqueça jamais que só pode ser uma mãe de grande valor somente a medida que tenha a liderança do Espírito Santo.

         Mãe, com esta mensagem quero que você reconheça o grande poder da sua influência, para o bem ou para o mal. Cada palavra que sai da sua boca influencia. Cada inflexão de voz influencia. Cada ação influencia e sirva de exemplo, por bem ou mal. Sua vida influencia sua filha para ser uma esposa, ou de valor ou repudiada por seu esposo. Seu filho vai aprender junto com você como uma mulher chega a merecer respeito e dignidade, e assim poderá formar um casamento forte e duradouro.

         Veja só a influência que tem, mãe amada!

I.                   A Influência Da Sua Fé

A.   Considera a fé da mulher nesta história. (Mateus 15:21-28)

B.   A mãe de Moisés – teve uma fé além dos demais em volta dela (Hebreus 11:23-29 e Êxodo 2:1-10)

C.   A mãe de Samuel – foi exemplo de dedicação, oração e fé. (I Samuel 1:1-28 – ênfase nos versículos 26-28)

D.   Maria, mãe de Jesus – foi exemplo de devoção. (João 19:25) Que seus filhos possam ver esta qualidade em você.

II.                A Influência Do Círculo Devocional Da Família

A.   Muitas vezes é a mãe que tem o tempo para dar o treinamento religioso para os filhos. Ela deve aproveitar para ler a Palavra de Deus para os filhos e orar com eles, e os ensinar levar todos os seus problemas a Deus em oração.

B.   Se a mãe despreza a Bíblia, os filhos farão o mesmo. Se ela a preza, os filhos farão o mesmo.

C.   A mãe que não preza a Bíblia ignora justamente as leis da vida que ajudarão seus filhos se tornar cidadãos prezados (não presos) do mundo de trabalho e negócios.

D.   A mãe que ama de verdade a Palavra inculcará nos filhos o mesmo amor pela Palavra, influência que poderá continuar pelas gerações vindouras.

E.    A mãe que reverencia a Palavra faz um bem muito grande para com seus filhos.

III.             A Influência Dos Seus Amigos e Visitantes

A.   A maneira que seus filhos pequenos vêem você tratar a sua mãe é a maneira que tratarão você quando crescerem. (I Timóteo 5:1-2)

B.   A mãe precisa ser a guardiã da porta da sua casa. É ela que vai escolher quem vem para trazer um espírito bom ou ruim para sua casa, uma bênção ou uma maldição, ou ensinamento ou doutrina correta ou falsa. A mãe precisa guardar a porta da sua casa que não entra aquilo que pode destruir seus filhos e família. (O autor desta mensagem tem visto isto demais vezes. Deve abrir a porta da sua casa somente para aquelas pessoas que trazem algo para acrescentar à boa criação dos seus filhos. Isto é aplicável para qualquer pessoa, seja ou não da família da mãe ou seu esposo. A mãe precisa prezar mais seus filhos do que familiares, e os proteger da má influência de qualquer indivíduo de fora.)

C.   A mãe, bem como toda a família precisa ter muito cuidado com respeito os lugares para onde leva os filhos. O adulto poderia, talvez discernir o bem do mau, mas os pequeninhos não podem e assim ser mal influenciados. Não traga uma maldição sobre sua família por levar os filhos para lugares não apropriados para pessoas que professam ser de Deus. Não freqüenta qualquer lugar onde não poderia levar Jesus junto.

IV.            A Influência Da Fidelidade À Casa de Deus E Os Cultos

A.   Timóteo foi treinado por sua avó e sua mãe e aprendeu a fidelidade com elas. (I Timóteo 1:5) 

B.   Mães são freqüentemente fiéis nos cultos e demais trabalhos da igreja durante toda a gravidez, mas depois do parto arruma desculpas e mais desculpas para não assistir mais os cultos. Mãe, você não vai assustar seu recém nascido por o levar para a igreja, pois é provado que ouve no ventre da mãe, de modo que já está acostumado assistir os cultos desde o ventre materno. Continua o bom hábito de freqüentar os cultos.

C.   Seus filhos vão aprender mais por seu bom (ou mau) exemplo do que pelas suas palavras e ensinamentos. Filhos copiam. Atualmente o autor desta mensagem está vendo em vida real o que colocou nesta mensagem, e com muita tristeza.

D.   Não manda os filhos para Escola Dominical. Vá com eles.

E.    Não os manda orar, louvar e adorar a Deus. Sirva de exemplo nisto.

F.    Mostra para seus filhos a importância que a igreja e os cultos têm na sua vida. Deve ser mais importante do que lavar as roupas, passar as mesmas, limpar a casa, preparar a refeição dominical. O treinamento religioso é de suma importância na vida de todos e principalmente na vida dos seus filhos. Ajude-os a adquirir este bem da vida.

V.               A Influência Da Sua Coroa Futura

A.   “Enganosa é a graça e vaidade a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras.” (Provérbios 31:30-31)

B.   Esta passagem bíblica nos ensina que a formosura feminina tão almejada no dia de hoje foi assunto dos séculos passados, mas Solomão entendeu que é uma passagem breve, mas as obras da mulher são o que mais vale e que há de trazer uma coroa de louvor da parte de todos futuramente.

C.   A beleza é de pouca durabilidade, mas as boas obras são lembradas por gerações. Uma mãe pode ser muita linda, mas se não criar bem a sua família, se não conseguir manter seu casamento, será logo esquecida no avanço dos anos e seus efeitos no corpo humano.

D.   O sacrifício do amor de mãe será sempre lembrado e fará parte da sua coroa futura. (O autor deste artigo perdeu sua mãe em 1967 quando ela tinha apenas 47 anos de idade, no entanto, lembra-se do seu árduo trabalho para providenciar as muitas necessidades da sua família de cinco filhos e tempos difíceis. Memórias lindas: Ela estava sempre em casa quando retornamos da escola, bolachinhas caseiras, pão caseiro, abraços, ternura, orações juntos, leitura da Bíblia, e a lista se estende infinitamente.)

E.    O serviço leal da mãe cristã, a mãe que teme a Deus será a sua coroa futura.

VI.            A Influência Da Sua Cruz Não Temida

A.   “E uma espada traspassará também a tua própria alma; para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.” (Lucas 2:35)

B.   A cruz dos cuidados espirituais, físicos, e materiais é pesada, mas ela a abraça com fé e sem medo.

C.   A cruz de enfermidade (dela dos que ela ama), tristeza, e vergonha ela também abraça sem temor.

VII.         A Influência Da Sua Chamada Final

A.   “E foi a vida de Sara cento e vinte e sete anos; estes foram os anos da vida de Sara.” (Gênesis 23:1)

B.   “E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, e depositaram num quarto alto.” (Atos 9:37)

C.   Durante a vida os filhos se lembram da sua chamada para vir para casa almoçar, jantar ou findar o dia com um banho preparatório para dormir com muita emoção.

D.   Ela, envelhecendo, as vezes é esquecida, e pede para os filhos voltarem para casa para visitá-la, pois sente saudade dos anos de mãe ativa. Vêm me visitarem com mais freqüência é o pedido dela.

E.    Finalmente, esta mãe está no seu leito de morte (O autor se lembra tão bem dos últimos momentos da sua mãe, enfraquecida, mas com o restante de força no seu corpo levantou as mãos para adorar a Deus) quando faz um apelo emocional para os filhos se juntarem com ela em volta do trono de Deus na cidade celestial eterna.

F.    Você vai estar lá? Já fez suas preparações? Se não, pode as fazer aqui hoje, para a alegria da sua mãe que morreu ou há de morrer, na fé. Segue o exemplo piedoso dela e prepare-se também para o final da sua vida.

Philip D. Walmer