>
 

As Oito Velas

 1.  Antes de ter Deus Criado o mundo, tudo estava escuro. E Deus disse: Haja luz, e houve luz (alguém lhe traz uma vela acesa), também no coração dos homens havia um reflexo desta luz. Eles eram bons e justos. Mas veio o dia em que a serpente se aproximou deles dizendo: Será que Deus disse...? E eles comeram do fruto do qual Deus dissera que não comessem. Quando o mal entrou nos seus corações, eles fugiram com medo de Deus. Sua consciência não os deixou em paz. Deus expulsou-os do paraíso e colocou um querubim a porta do jardim, com uma espada. Agora lhes estava fechado o paraíso. Mas Deus teve misericórdia dos homens e disse à serpente:

 A. "Porei inimizade entre ti e a tua mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar" (Gênesis 3:15) (Mostra o cartaz, PROMESSA DE DEUS)

 2. Uma esperança lhes ficara: Alguém viria para esmagar a serpente da tentação. Muito tempo depois, Deus mandou aos homens uma segunda luz. Mandou-lhes Moisés. Este falou ao povo: (Acende a 2ª Vela)

 A. "O Senhor teu Deus fará surgir um profeta do meio de ti e a ele ouvirás." (Cartaz MOISÉS)

 3.  Agora já brilhavam duas luzes: Alguém haveria de esmagar a cabeça da serpente, isto é, vencer o mal, e um profeta haveria de falar da luz. Outra vez passou longo tempo, e Deus enviou um homem sábio, um profeta. Chamava-se Isaías. Este viu as trevas em que habitava o povo. Por isso disse, em nome de Deus: (Acende-se a 3ª Vela)

 A. "O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz... Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;" (Isaías 9:2, 6) (Mostra o cartaz ISAÍAS)

 4. Agora eles o viam com clareza e sabiam: Ele esmagaria a cabeça da serpente. Ele é o grande profeta, ele é a grande luz, e nascerá como criança. Assim uma grande alegria começou a encher os corações das pes­soas. (Acende a 4ª Vela) Quase ao mesmo tempo acendeu-se uma quarta luz. Miquéias Chamava-se o profeta que disse:

 A. "E tu Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são des­de os tempos antigos, desde os dias da eternidade." (Miquéias 5:2) (Mostra o cartaz MIQUÉIAS)

 5. Agora se sabia de onde viria esta luz. Mas a claridade seria ainda maior. O próximo que falou em nome do Senhor foi Jeremias: (Acende a 5ª Vela)

 A. "Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que cumprirei a boa palavra que proferi à casa de Israel e à casa de Judá. Naqueles dias e naquele tempo, farei brotar a Davi um Renovo de justiça; ele executará juízo e justiça na terra. Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; ela será chamada SENHOR, Justiça Nossa." (Jeremias 33:14-16) (Cartaz: JEREMIAS)

 6. Certamente já perceberam quem é aquele cuja figura está se destacando cada vez mais. Quem é o Justo que a outros justifica? Quem é o que traz a paz, que se torna criança e Rei? (Acende a 6ª Vela) Essa luz veio quando o povo estava no cativeiro. Ali ouviram de repente maravilhosas palavras da vinda de um Salvador.

 A. "Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." (Isaías 53:2-6)

 7.  Quem padeceu por amor pelos outros? Quem deixou martirizar-se? O profeta aqui fala de Jesus, O Crucificado. Agora veio o tempo em que a luz estava bem próxima. Os homens esperavam por ela: Agora ele virá! A sétima luz não foi um profeta, e sim um sacerdote. Já era idoso: Chamava-se Zacarias. (Acender a 7ª vela)  Eis que lhe apareceu um anjo, quando estava no templo servindo a Deus. Ele disse a Zacarias:

 A. "Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno." (Lucas 1:13,15) (Car­taz: JOÃO BATISTA)

 8. "Quem é aquele para o qual João Batista preparou o caminho? João o sabia. Ele seria o grande profeta, a luz.

 Uma vez que nascera o que iria preparar o caminho, não podia tardar o próprio Senhor. Assim passou o último dia do Advento. Agora veio Jesus A grande luz se acendeu. (Acender a 8ª vela) Esta luz foi a de um cla­rão mais forte do que as outras juntas. E foi como os mensageiros des­ta luz haviam dito. Ele veio para evangelizar os pobres, curar os que­brantados de coração, apregoar a liberdade aos cativos, dar visão aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos e anunciar o ano aceitável do Se­nhor. (Conforme. Lucas 14:18-19) Ele trouxe a paz quando disse: EU SOU A LUZ! DO MUNDO.

TODOS: As trevas foram vencidas pela luz. Agora já não era Advento, mas, sim Natal.

Todos cantam

DEIXA PENETRAR A LUZ

1. Se ao inimigo temes combater

Se estas em trevas e não tens poder,

Que a formosa luz de Deus fulgure em ti,

E serás feliz, assim.

Coro

Deixa penetrar a Luz! Deixa penetrar a luz

Que a formosa luz de Deus fulgure em ti;

E serás feliz assim.

 2. Se a tua fé é fraca no Senhor,

E não mostras fruto ou nenhum fervor,

Que a formosa luz de Deus fulgure em ti

E serás feliz assim.

 3. Se na luz estamos, que a divina luz!

Se nos limpa sempre o sangue de Jesus

Temos claridade em nosso coração.

E vivemos nós na luz.

 4. Se de Deus, o Espírito Consolador

Traz a luz do céu, divino resplendor,

Penetrando Ele, no teu coração,

Viverás então de amor.

 5. Se alegre fores à mansão sem par,

O enfrenta as trevas, que vão se afastar,

Que a formosa luz de Deus fulgure em ti

E serás feliz assim.