>
 

O PropĆ³sito da sua Vinda

Calvin L. Rigdon

 

"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." João 10:10

 

 "Não temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o ser á par a todo o povo" Lucas 2:10

 

            Mais uma vez nesta época de natal, homens ao redor da terra marcarão o aniversário do Senhor Jesus que veio à terra quase a dois mil anos atrás. Mas a maioria dos homens realmente saberão ou aceitarão o propósito pelo qual Ele veio? Ele veio para dar vida!

            Boas novas do céu os anjos trouxeram

            Boas novas a terra eles cantaram,

            Para nós este dia um Filho é dado,

            Para inundar-nos com a alegria do céu.

 

Vivendo, Mas Morto

 

            Vida física é a união do corpo e espírito. Então, em ter­mos, todas as pessoas que respiram, comem e bebem tem vida. Mas, esta vida pode ser somente uma existência. Na presença desta vida, estão também na morte. Enquanto vivos fisicamente, estão mortos espiritualmente.

            Por esta razão muitas pessoas que vivem excepcional­mente bem quanto aos bens materiais, são miseráveis. Num arti­go intitulado "O Dinheiro Não Garante ao Dono que Será Feliz" é relatado que psiquiatras, escritores de novelas, dramaturgos e outros observadores perceptivos dizem existir uma grande quan­tidade de pessoas que tem mansões, carros finos, iates e são só­cios do Country Clube, não obstante, são cronicamente infeli­zes.

            Suicídio neste afluente país dos Estados Unidos, terra dos prazeres, tem se tornado um problema muito sério. Alton Blakeslee relata: "Dois milhões de Americanos - mais que um em cem - tem tentado de alguma maneira cometer suicídio. Aproximadamente 200.000 tentam a cada ano tirarem suas pró­prias vidas e 25.000 a 35.000 ou mais têm êxito."

            Qual é a causa desta enfermidade de indigência? Porque que entre tanta abundância e grande oportunidade para os prazeres terrenos, existe esta infelicidade?

            Um psiquiatra de estimado conceito diz que as pessoas estão sofrendo do dia em que vivem. Muitos, segundo ele, estão vivendo num "Vazio Existencial." Explicando esse termo, significa: "Nossa era, tendo questionado tudo e tendo solapado a religiões do passado, tem criado um vazio moral pelo qual e não sabem o que devem fazer, mas como resultado eles sentem cada vez mais que não vale a pena fazer algo." Logo, eles "duvidam que a vida tem qualquer significado". Esta era tem se tornado a era em que "tudo é moda no lado de fora e tudo é vago no lado de dentro."

            A Bíblia explica esta condição nestas palavras, "Entretanto a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta" (I Timóteo 5:6). Em Efésios a condição é explicada como ser "...mortos nos vossos delitos e pecados... estando nós mortos em nossos delitos" (Efésios 2:1, 5).

            Uma ilustração de um evangelista índio e sua experiência ilustra esta condição. Enquanto pregava, um jovem leviano o interrompeu. "Você está me falando do peso do pecado. Não sinto. Qual é o seu peso? Oito quilos? Dez quilos?" O pregador respondeu: "Diga-me se você colocar quatrocentos quilos de peso em cima de um cadáver, sentiria a carga?" "Não, porque é morto", replicou o jovem. O pregador disse, "Aquele espírito, também, é morto o que não sente o fardo do pecado."

 

Nova Vida em Cristo

 

            Cristo veio para trazer mais que existência física. Ele disse, "O ladrão vem somente para roubar, matar, e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10).

            Paulo, em Romanos 8:1-10, fala desta nova vida. É uma vida na qual andamos "que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito" (vers. l). Ele fala da "lei do espírito de vida, em Cristo Jesus" (vers. 2). E depois no versículo 10, "... o corpo na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça." Na vida daquele que vive segundo os pra­zeres deste mundo, o espírito, aquilo que realmente faz o viver valer a pena, é morto; enquanto na vida daquele que vive para Cristo, o contrário é verdade. A carne, a natureza carnal, a con­cupiscência da carne são mortos para que o homem espiritual possa viver.

            O anúncio dos anjos em Belém foi,"... eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo" (Lucas 2:10). A Igreja do primeiro século era uma Igreja alegre e contente, uma Igreja que vivia na glória da nova vida. Ela subsistiu em um período de severa tribulação e perseguição, mas o tornou em tempo de gloriosa vitória. Homens regozijavam em saber que eram contados dignos de sofrer pelo Senhor. Aos Tessalonicenses Paulo disse, "Regozijai-vos sempre." Aos Filipenses ele disse, "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos."

 

Vida no Além

 

            Esta nova vida que Cristo oferece não pára, mesmo na morte. "Para que todo o que nele crê tenha a vida eterna" (João 3:15). "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17:3).

            Uma menina certa vez morava perto de um cemitério, e para ir ao mercado, ela tinha que seguir um caminho que condu­zia por meio do cemitério. Mas a menina parecia nunca sentir medo, mesmo quando retornava pelo cemitério ao anoitecer. Alguém lhe disse, "Não tens medo para passar pelo cemitério?" "Oh, não," ela replicou, "não tenho medo, pois minha casa fica logo além."

            Isto é verdade do Cristão que realmente crê que seu lar fica "logo no além". Ele pode andar neste mundo sem temer.