>
 

Se Cristo Não Tivesse Vindo

"E ele será chamado Emanuel... Deus Conosco." (Mateus 1:23) 

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu..." (Isaías 9:6).

Há alguns anos foi publicado um curioso cartão de Natal, com os dizeres: "Se Cristo Não Tivesse vindo". Falava de um pastor que adormeceu em seu escritório numa manhã de Natal e sonhou com um mundo para o qual Jesus nunca tinha vindo.

Em seu sonho, viu-se andando pela casa: mas lá não havia presentes no canto da lareira, nem árvore de Natal, nem coroas enfeitadas; e não havia Cristo para confortar, alegrar e salvar. Andou pelas ruas, mas não havia igrejas com suas torres agudas apontando para o céu. Voltou para casa e sentou-se na biblioteca, mas todos os livros sobre o Salvador tinham desaparecido.

Alguém bateu lhe à porta, e um mensageiro pediu-lhe que fosse visitar sua pobre mãe à morte. Ele apressou-se a acompanhar o filho choroso; chegou àquela casa e disse: "Eu tenho aqui alguma coisa que a confortará." Abriu a Bíblia, procurando alguma promessa bem conhecida, mas viu que ela terminava em Malaquias. E não havia evangelho, nem promessa de esperança e salvação. E ele só pode abaixar a cabeça e chorar com a enferma, em angústia e desespero.

Não muito depois, estava ao lado de seu esquife, dirigindo o ofício fúnebre, mas não havia mensagem de consolação, nem palavra de ressurreição gloriosa, nem céu aberto; mas somente "cinza a cinza e pó a pó", e um longo e eterno adeus. O pastor percebeu, afinal, que "ELE não tinha vindo". E rompeu em lágrimas e amargo pranto, em seu triste sonho.

De repente, acordou ao som de um acorde. E um grande brado de júbilo saiu-lhe dos lábios, ao ouvir, em sua igreja ao lado, o coro a cantar:

Ó vinde, fiéis, triunfantes, alegres,

Sim, vinde a Belém, já movidos de amor.

Nasceu vosso Rei, o Cristo prometido!

Oh, vinde, adoremos ao nosso Senhor!

Regozijemo-nos e alegremo-nos hoje, porque "ELE VEIO!" Lembremo-nos da palavra do anjo: "Eis aqui vos trago novas de grande alegria que será para todo o povo: pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lucas 2:10,11).

Se é grande a maldição que vem pelo pecado

Maior é a profundeza

Do Amor e da riqueza

Que Deus tem para ti no Filho muito amado!

Alegra-te, ELE VEIO! E para ti foi dado!

Exulta no Senhor!

É vindo o Salvador!

Que nosso coração possa derramar em compaixão pelos povos pagãos, que não têm o dia bendito do Natal de Cristo. "Ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força." (Neemias 8:10).

Não havia lugar para o Rei recém-nascido na cidade santa, onde o trono era reservado apenas para um soberano guerreiro.

Para o Sumo Sacerdote não havia lugar no templo, onde um culto vazio e formalista havia substituído a adoração em espírito e em verdade.

Para o Profeta e sua mensagem da graça divina não havia no meio de tanta hipocrisia e justiça própria.

Para os seguidores do Menino na manjedoura não havia lugar num mundo adverso e hostil.

Também no século vinte um, capaz de alojar e aplaudir as figuras e doutrinas mais ousadas e excêntricas, não há lugar para o Emanuel, que veio salvar o que se havia perdido.

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam."

Ele veio, e te pergunto, há lugar em tua vida para Ele? Ou você tem deixado lugar para os presentes, as coisas fúteis? Neste dia dê o lugar certo de Jesus em sua vida. Ele quer um lugar onde possa morar e ter um abrigo seguro