>
 

Cinco Chaves Para Formar Filhos Bem Sucedidos

Dia dos Pais

Texto: Salmos 101

 

Introdução: Um dos maiores desejos dos pais é ter filhos e filhas capazes de vencer na vida, em todas as áreas que são: profissional, econômica, social, cultural e espiritual. É um desejo de exemplar, justo e necessário. Como os pais podem tornar este desejo único e indescritível em uma realidade maravilhosa e satisfatória? Esta responsabilidade não se realiza automaticamente com o transcurso do tempo. Filhos e filhas são deixados à sua própria sorte não se tornam de repente em pessoas que recebem uma coroa de louro ou uma medalha de ouro quando são maiores. Provérbios 22:15 “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.”

 

O processo de equipar aos filhos com os recursos físicos, psicológicos, profissionais e espirituais é prolongado. Pai, demande sua aplicação e dedicação constante. Demande também viver as verdades que estás ensinando, visto que o ensino mais dinâmico é o nosso próprio exemplo.


Pai, sempre incentive seus filhos a serem persistentes, seja honesto com eles, discipline  quando não fazem, mas sempre incentive-os. Seja de ânimo para os seus filhos e eles vão agradecer-lhe para o resto de sua vida.


Pai, preparar os filhos para o sucesso não é fácil, mas com muito esforço e seguir com o Conselho de Deus, você vai ver como conseguir formá-los como verdadeiros vencedores.


# 1.      Dirigir seus filhos pelo caminho do Senhor

a.              A primeira chave é que todo o pai deve orientar seus filhos para o caminho do Senhor, e de acordo com Sua Santa Palavra.

1)      Provérbio 10:5 diz: "O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha."

b.             É importante que você dê a seus filhos direção bíblica em suas vidas.

1)      Mateus 7:12 “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.”

2)      Marcos 12:29-31: “Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! (30)  Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. (31)  O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Não há outro mandamento maior do que estes.

c.              Ajude seus filhos a serem persistentes, ensine-lhes a ser diligente para fazer bem o trabalho para o Senhor.

1) Certifique-se, por exemplo, que querem trabalhar como para o Senhor.

d.             Ajude-os a estabelecer metas em suas vidas:

1)             Por que eles estão trabalhando? Apenas para comprar de acordo com o consumidor Latino, ou para acumular dinheiro?

2)            Dá-lhes metas. Metas, tais como ir para a faculdade, comprar um carro, ou ter sua própria casa.

i.        Deve incentivar os filhos, com o resultado da renda que estão ganhando, ​​que dê o dízimo regularmente.

1)      Eu não posso forçar este ponto o bastante, todos os pais cristãos devem ensinar seus filhos a dar e a dizimar para a obra do Senhor.

 j.       Ajudá-los com a sua renda sustentar uma família missionária, ajudá-los a manter uma família pobre, de maneira que eles possam ver, à primeira vista, o impacto de suas ofertas.

k.       Isso irá incentivar e manter ativo e espiritualmente forte na área de dízimos e ofertas para o resto de suas vidas.

 

#2.     Ser amoroso e disciplinado

a.       A segunda chave para o sucesso é que os pais devem ser amoroso e disciplinados.

b.       Provérbios 11:14 diz:  "Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança."

c.       E isso é verdade no que diz respeito aos filhos, a melhor coisa que você pode fazer por seus filhos é dar a disciplina amorosa e amigável.

d.      Incentive seus filhos. Uma das falhas pessoais como um pai, é que às vezes passamos mais tempo corrigindo os filhos do que os incentivando.

e.       Eu creio que há um princípio simples: por cada minuto que investimos para corrigir nossos filhos, devemos passar três minutos para incentivá-los.

 

#3.     Ensinar diligência pessoal

a.       A terceira chave para o sucesso dos filhos, é a diligência pessoal. Provérbios 10:1 "Provérbios de Salomão. O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe."

b.       Mais uma vez, insisto em 100% do acompanhamento dos trabalhos dos filhos. Em outras palavras, não vamos começar algo e depois abandonar.

c.       Tem que se preocupar porque os filhos são responsáveis, tornar-se consciente de suas ações e não necessariamente que não se equivoque, mas que reconheçam seus erros e assumam as consequências.

d.      Se eles iniciarem um trabalho necessitam de terminá-lo, insista para que seja terminado todo, esta é a melhor coisa que você pode fazer por eles, ensinando-os e mostrando-lhes como ser diligentes em seu trabalho.

e.       Seja um modelo para eles. Você deve se tornar o herói de seus filhos.

f.       Os pais de hoje estão cometendo um grande erro: eles querem ser os melhores amigos de seus filhos e não estão cumprindo o papel de pai e mãe.

g.       Os seus filhos vêem em você uma pessoa visionária? Você tem que desafiar os seus filhos, eles sentem a necessidade de ser como você, mas para isso você tem que ser um bom exemplo.

h.       Precisa conhecer as características de uma pessoa bem sucedida para que eles querem ser como você:

1)      Tem que ser responsável com sua casa, capaz de tomar decisões que ajudam a melhorar a unidade familiar;

2)      Respeitar a sua esposa;

3)      Seja claro sobre a sua visão da vida;

4)      E acima de tudo, ser uma pessoa totalmente consagrada a Deus.

#4.     Ajudá-los a definir algumas metas pessoais

a.       Em quarto lugar, ajudá-los a definir algumas metas pessoais.

b.       Provérbios 21:5 diz: “Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza."

c.       Inicie seus filhos alcançar a curto prazo e, em seguida, metas de longo prazo.

d.      Na América do Norte e na Europa é raro quando algo dá errado; infelizmente na América Latina é tão raro que alguma coisa vai bem.

e.       Você tem que parar de considerar que o bem é impossível.

f.       O Senhor o vê como um campeão. Deus tem feito tudo por você e para você, há oportunidades para os filhos de Deus e Deus quer que eles confiam em você;

g.       Você tem que erradicar todo o ressentimento, amargura, cada palavra de desalento, o mau, o que lhe disseram quando você era uma criança, ou o que você tem dito de jovem;

h.       Perdoe seus pais, perdoa as pessoas mais velhas, que influenciaram de maneira negativa em sua vida, receba o amor de seu Pai, agradece o amor que tem te dado;

i.        Determine-se a aprender, tornar-se um grande pai, grande filho, um trabalhador excelente, um excelente homem de negócios e um excelente aluno.

 

# 5.    Persistência e Constância

a.       O quinto ponto, que é um dos mais importantes é a persistência e a constância.

b.       Provérbios 12:24 diz: “A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados.”

 c.      Ajudar seus filhos a ser persistente, ensiná-los a ser diligentes em fazer o trabalho como para o Senhor, e aderir ao seu trabalho e não desistir apesar das circunstâncias.

d.      Então, quando você tem esse tipo de atitude terá sucesso em tudo que empreender, principalmente em sua vida financeira.

e.       Sempre incentivá-los a serem persistentes, serem honestos com eles, quando não disciplinados, mas sempre incentivá-los.

f.       Ser de incentivo para os seus filhos vão agradecer-lhe para o resto de sua vida.

 

#        Pai, Deus quer que nossos filhos sejam bem sucedido; Ele não lhe deu uma família para ficar frustrado com ela, mas para que a valorize e podes ganhar grandes sonhos e objetivos.

#        Pai, Deus lhe deu a capacidade de levar a sua família em diante, Ele não é injusto, mas é importante que ouças o conselho de Deus.

#        Pai, muitas pessoas triunfam no trabalho, nos negócios na faculdade, mas não tem sucesso em casa, e isso danifa o testemunho real.

 #       Pai, os verdadeiros filhos bem sucedidos têm certas qualidades que os identifica, por exemplo, os filhos que tendem a ser bem sucedido são responsáveis.

#        Pai, tem que se preocupar, para que seus filhos sejam responsáveis, que tomem  consciência de suas ações e não necessariamente que não se equivoque, mas o  fazer reconhecer seus erros e assumir as consequências;

#        Pai, outra qualidade de filhos bem-sucedidos é que eles são capazes de tomar decisões, tenham um critério maduro e definido, e você como um pai ou mãe deve incutir isto para que não caíam nas redes do erro;

#        Pai, outra qualidade é que eles são realmente dedicados a Deus, isto é, eles são inimigos 100% do mundo. Tiago 4:4: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”

#        Pai, com Deus não há meio termo, ou você é um amigo de Deus ou você é um inimigo de Deus e por ser um amigo de Deus deve odiar o mundo.

#        Pai, quando formamos filhos com estas características serão bem sucedidos. Salmos 101:6 diz: Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.”

#        Pai, Deus não envia as Suas bênçãos sobre pessoas erradas.

#        Pai, você tem que ensinar seus filhos a ser visionários. Que seus filhos tenham claro porque vão a um colégio, a uma universidade ou a igreja.

 
Tiago 1:22-25 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;  pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar..”

Michael D. Walmer