>
 

Dia dos Pais

          Neste próximo dia 16 de junho é o Dia dos Pais nos Estados Unidos. Fui convidado ministrar aos pais neste dia e orando a Deus, tive a minha mente levada por Deus às passagens que constam que Abraão era um edificador de altares ao Senhor seu Deus. Ele serviu como grande exemplo de como um pai deve de ser. As passagens também mostram como seu exemplo de fidelidade a Deus serviu como incentivo para seus descendentes a serem edificadores de altares a Deus também.

          "Apareceu o Senhor a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao Senhor, que lhe aparecera." (Gênesis 12:7) "Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre Betel e Ai, até ao lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do Senhor." (Gênesis 13:3-4) "Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho." (Gênesis 22:9-10)

          Isaque se tornou edificador de um altar a Deus como mostra o versículo abaixo:

"Na mesma noite, lhe apareceu o Senhor e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo. Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do Senhor, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço." (Gènesis 26:24-25)

          Jacó, neto de Abraão, passou por vários problemas e desafios no decorrer da sua vida. Nestes momentos ele lembrou do exemplo do seu avô e do seu pai, passando a edificar altares ao Senhor Deus que lhe respondeu com maravilhosos salvamentos em momentos de grande dificuldade.

          "Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão. Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes; levantemo-nos e subamos a Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei... E edificou ali um altar e ao lugar chamou El-Betel; e porque ali Deus se lhe revelou quando fugia da presença de seu irmão. (Gênesis 35:7)

          Pais hoje querem e até procuram exigir que seus filhos os honrem conforme o mandamento de Deus em Deuteronômio 5:16. Contudo, como podem pais terrestres demandar ser honrados por seus filhos quando eles não honram seu Pai Celestial, com louvor, adoração, orações, dízimos, ofertas, fidelidade a Casa de Deus? Como eles podem esperar dos filhos uma vida de consagração a Deus quando eles não são exemplo disto? Os descendentes de Abraão seguiram seu exemplo e não apenas seus conselhos. Será que podemos aprender com Abraão para beneficiar nossos descendentes estabelecendo um altar de louvor a Deus em nosso domicílio?

Philip D. Walmer