>
 

O Exemplo...


            A noite era fria naquela cidade pequena do hemisfério norte. O inverno havia se instalado com rigor e a noite chegava cedo nesta estação do ano. O chão estava coberto com uma camada de ao menos dez centímetros ou mais de neve.  Meio escondido o pai da família vestiu-se do seu casaco pesado, botas e chapéu. Silenciosamente saiu de casa sem bater a porta, tomando rumo ao seu bar predileto do bairro. Havia um silêncio incrível, pois quase ninguém estava nas ruas, e a neve abafava o som dos poucos transeuntes.

            Já alguns metros da casa, tendo já alcançado a calçada onde ninguém mais havia passado, onde a neve era um brilho de branco na calada da noite, o pai deixava pegadas grandes e longe uma da outra; quando ouviu detrás dele um pequeno barulho. Parando e virando-se viu um pequeno vulto pulando na neve, seguindo exatamente suas pegadas. Forçando seus olhos para tentar descobriu o que era esta figura que o seguia, e vendo que era uma pessoa que não se vestia trajes para suportar o frio, indagou em voz meio alta: "Quem está aí?" Uma voz pequena, tamanho do vulto, respondeu: "Sou eu, pai."

            "Para onde você acha que vai, meu filho?" perguntou o pai meio indignado.

            "Vou com você, meu pai, e estou seguindo suas pegadas." respondeu o pequeno.

            Havia um momento de silêncio enquanto o pequeno continuava pulando de pegada em pegada até alcançar seu pai. Já com frio, abraçava a perna do pai, que baixando tomou sua prole nos braços, abriu seu casaco e abrigava o filho na quentura do seu peito. Os pensamentos voavam velozmente como relâmpagos dentro da sua cabeça quando o pequeno perguntou. "Pai, para onde o senhor vai?"

            Embaraçado enquanto pensava a cerca do seu destino e a influência daquele ambiente no seu filho vulnerável, disse, "Bem, acho que vou voltar para casa e ficar com você."

            Conheço uma família, pai da qual foi muito viciado em bebidas alcoólicas. Seus filhos começaram cedo seguir os passos do pai. O pai morreu precocemente de doenças provenientes do seu mal hábito e o mesmo acontecerá com seus filhos.

            Do outro lado conheço um homem que seguia os passos do seu pai para os bares, bebidas e farra. Mas este, encontrou-se com a Igreja e Deus e deu uma reviravolta. Infelizmente, alguns dos seus filhos já seguiam seus passos e apesar dele poder sair daquela vida de desgraça, não consegue contornar a força do seu exemplo anterior que deixou para os filhos mais velhos. Hoje vive afligido, pois quer tanto tirar os filhos daquela vida de desgraça e ilusões, sabendo que o fim da viagem virá cedo demais e a morte será dolorida e cheia de incertezas e remorso.

            Outro caso é de uma mulher que teve três ou quatro "maridos" nenhum dos quais jamais abraçou a responsabilidade de pai. Todos seus filhos homens tornaram-se mulherengos e sobre as filhas pairava um espírito de prostituição e leveza nas relações íntimas. Esta mesma filosofia de vida segue, e hoje a família já está na quarta geração, e de modo geral esta maldição ainda não foi quebrada pelo poder de Deus na sua salvação.

            Neste domingo celebraremos o dia dos pais. Em muitos lares haverá festas, refeições especiais, presentes e todo tipo de celebração. Mas em outros, o pai não está, pois deixou sua mulher sozinha para criar os filhos. Foi atrás dos supostos prazeres de bebidas, outras mulheres e a farra; deixando e ignorando por completo suas responsabilidades como pai.

            Passo a falar pessoalmente com você, leitor. Sua responsabilidade, pai, não termina quando nos braços da sua esposa gera seus filhos. De fato, é por aí que sua grande, aliás maior, responsabilidade começa. Pensando bem, sua responsabilidade nunca mais terminará, pois se viver para ver netos, bisnetos e com sorte os tataranetos, você será uma figura exemplo para todos da sua prole.   Sim, um exemplo, seja para o bem ou para o mal. Você não pode nunca jamais deixar de ser exemplo. Acontece ainda que não queira. Sem qualquer esforço você será um exemplo para sua família. Não pode fugir deste destino. Ainda que vá aos confins da terra, você será um exemplo. Todos são exemplos, ou para o bem ou para o mal. Somente você mesmo pode determinar que tipo de exemplo há de ser. Por bem ou mal não pode culpar os outros pelo tipo de homem/exemplo que há de ser. Você mesmo, e só você está no controle do seu destino, e só você determinará que tipo de pai/exemplo que há de ser para os filhos que traz ao mundo.

            Tempo não há de falar de todos os exemplos bíblicos de tantos pais bons como ruins que servem de exemplo de como cumprir este papel importante. Eli, sacerdote e líder em Israel, falhou redondamente e não corrigiu seus filhos que adulteravam se à porta do Tabernáculo de Deus, ou de José que recusou de contaminar-se com prazeres carnais, cujos filhos receberam uma bênção e herança dobrada no momento da partilha da terra prometida.

            Pai, você tem a incumbência de ser um pai segundo o desígnio de Deus, pois algum dia ficará diante de Deus para ser julgado pelas obras feitas durante sua vida, inclusive as de acordo com seu papel de pai. Você deve ser um exemplo na fidelidade a Deus, no orar, jejuar, dizimar, ofertar, falar, trabalhar, recrear, ler, amar... Ah! A lista é tão grande, a tarefa tão desafiadora, que dá vontade fugir da responsabilidade, mas não compensa tentar, pois o dia do julgamento vem logo ali.

            As palavras de Paulo ao Timóteo soam tão forte nos ouvidos de todos que querem ser bons pais e agradáveis a Deus: "... sê um exemplo para os fieis..." (I Timóteo 4:12) Há somente um maneira para cumprir fielmente esta incumbência,  e isto é seguir outro conselho do apóstolo Paulo: "... enchei-vos do Espírito." (Efésios 5:18) Por que isto é tão importante? É porque este Espírito todo poderoso tem a capacidade de produzir o fruto desejável na vida de qualquer um que se entrega voluntariamente à direção desta dádiva de Deus. Estando cheio do Espírito, você pai, poderá cumprir seus deveres agradavelmente diante de Deus, dos homens e seus filhos. Poderá produzir conforme Gálatas 5:22-26: "Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscência. Se vivermos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não nos tornemos vangloriosos, provocando uns ao outros, invejando-nos uns ao outros."

            Feliz dia dos pais; hoje e para sempre.

Philip D. Walmer