>
 

Pensamentos de Um Pai

 

            Eu sei muito bem que a grande maioria de leitores evangélicos não gosta de abordar, nem de ouvir, acerca do assunto que o artigo abaixo trata, e particularmente se saísse da minha parte. Minha esposa, no entanto, enquanto surfava um site pela internet, descobriu o artigo que apresento. Sendo que o mesmo não é da minha autoria, pensei que ganharia um crédito maior.

            O autor deste artigo trabalhava por muitos anos para uma editora de renome nos EUA. É importante saber, também, que o homem não pertence à ala evangélica, portanto não teria os preconceitos que os evangélicos são acusados de ter. Ele mesmo diz no artigo que não é puritano. Mas, como diz, ele é pai de cinco filhas e evidentemente aplicou na criação delas as regras que elabora abaixo. Somente peço que você leia com um coração aberto, procurando entender o que é melhor para sua esposa, suas filhas e netas. Meu alvo é que você melhore a vida em família, procurando sempre ajudá-la evitar os problemas que têm assolado tantas outras famílias, que lhes trouxeram desafios vitalícios e intransponíveis.

             Eu assisti a apresentação dos prêmios VMA da MTV na noite passada. Alguns amigos de minhas filhas estão na banda Paramore, e foram indicados para receber um prêmio. E, para ser totalmente honesto, eu queria ver como Britney Spears sairia, desde que estaríamos publicando o livro de sua mãe na próxima semana.

            Tinha passado algum tempo desde que assisti a MTV, e confesso que fiquei espantado com o que vi. Eu não podia acreditar na sensualidade e decadência que eu testemunhei. Gail (minha esposa) e eu finalmente sentimos obrigados desligar a televisão. Nós simplesmente não aguentávamos mais.

            Mais tarde, quando refleti sobre a minha experiência eu fiquei triste. Eu sou pai de cinco filhas. Portanto, talvez, eu seja um pouco sensível demais. Mas fiquei chocado com a completa ausência de pudor, a ridículização da virgindade, e a misoginia (aversão a mulheres) latente apresentado por Russell Brand e muitos outros dos próprios artistas.

            Um dos poucos momentos redentores da noite foi quando Jordin Sparks, referindo-se ao desprezo de Russell Brand pela a castidade (pureza), disse: "Eu só tenho uma coisa para dizer acerca de anéis de promessa: “Não é ruim usar um anel de compromisso, porque nem todos, moça ou moço, quer ser uma pessoa de moral baixa."

Touché. Deve ter atingido um nervo, porque quando Russell Brand apareceu a próxima vez, pediu desculpas por seus comentários. Mais ou menos.

            Independentemente de tudo isso, o assunto e os comentários levaram-me a pensar.
            Onde estão os pais destas meninas? Alguém já ensinou-as o conceito de modéstia?
Ou todos os homens nas suas vidas simplesmente exploraram-as como objetos sexuais?
            Não me interpretem mal, eu não sou um puritano. Mas eu acho que algumas diretrizes básicas cairiam bem. Estas não são regras sobre o comprimento de saias ou a profundidade do decote que alguém poderia mostrar. Eu simplesmente não sou um legalista muito bom; mas estas são simplesmente diretrizes.

            Eu dei estas para minhas meninas quando elas estavam em fase de desenvolvimento. Francamente, elas não foram perfeitas em segui-las. A cultura moderna exerce uma influência poderosa. No entanto, eu queria que elas tivessem algo que transcenderia a moda prevalecente, que poderia orientá-las nas suas escolhas de trajes até que fossem mais velhas, e talvez um pouco mais sábias.

            Aqui estão elas: "Quatro Diretrizes Para A Modéstia":

1.      Se você tiver dificuldade para vestí-lo ou desvestí-lo, provavelmente não é modesto.

2.      Se você precisa se cuidar quando se senta ou se curva, provavelmente não é modesto.

3.       Se as pessoas olharem para qualquer parte do seu corpo antes de olhar para o seu rosto, provavelmente não é modesto.

4.      Se alguém pode ver as partes mais íntimas do seu corpo ou um contorno delas sob o tecido, provavelmente não é modesto.


            Se você acha que estas orientações são úteis, poderá querer passá-las para as jovens que você conhece. Evidentemente, há muitas que não recebem esta mensagem em outro lugar ou de outra fonte.

Autor Desconhecido

            Infelizmente os maus costumes de comportamento pessoal, vestimenta e moral têm e estão invadindo a igreja de uma maneira assustadora. Não se esqueça que a Igreja (Eclésia) significa uma corporação de pessoas chamadas para fora. Para fora de o que? Jesus indicou que era uma chamada para fora do mundo, do sistema do mundo, da mentalidade do mundo e assim por diante. O Espírito Santo orientou Paulo para escrever as palavras seguintes: "Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei." (II Coríntios 6:17)

            Em muitos ambientes, observamos a pressão que está sendo exercida para totalmente eliminar a Bíblia e seus ensinamentos; e especialmente em lugares públicos, tais como tribunais, escolas, sedes de governo e etc. Deixe-me propor uma pergunta para você responder: Se a Bíblia não pode mais servir como fonte de orientação de comportamento humano, o que é que vai fornecer esta orientação? Devemos partir, então, para uma espécie de anarquia moral? Encontramos uma forte condenação ao comportamento do povo em uma época do passado. As palavras a seguir se encontram duas vezes em Juízes 17:6 e 21:25 “Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.”

            A sensualidade não é uma coisa nova apenas de nossa época. Ela tem feito parte da sociedade ao longo da história da raça humana. Fazia parte do antigo império Romano, e por isso Paulo escreve para seu filho na fé, Timóteo, as palavras que encontramos em I Timóteo 2:9: "Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso..."

            Não é necessário torcer a Palavra ou A levar a alguma distorção, pois Ela é clara e estabelece de uma maneira simples o que deve de ser o comportamento de qualquer um que quer levar o rótulo de cristão.

Philip D. Walmer