>
 

Eu Sou Responsável

(Uma mensagem aos pais)

 

            Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é aceitar responsabilidade. Parece que todos procuram a todo custo achar alguém para culpar pelas suas próprias falhas. O patrão culpa os funcionários por não trabalhar direito, ser preguiçosos, errar nas suas tarefas e por outros meios fazer com que a firma não progrida. Os funcionários por sua vez alegam que há falta de boa administração, acompanhamento nos seus trabalhos, demandas excessivas e por isso eles não têm condições produzir e fazer da firma um sucesso.

            A verdade é que provavelmente há razão em ambos para discutir a razão que existe dos dois lados. Cada parte precisa reconhecer seus erros e falhas. Para que isto aconteça tem que haver humildade de ambas as partes e vontade confessarem que exista necessidade mudar para que todos sejam beneficiados.

            Uma das coisas que atrapalha os relacionamentos é esta falta de humildade. O ser humano acha que confessar erro, falha ou fraqueza é perder poder, controle, domínio, razão, honra e outras coisas tais que seu ego exige. Esta atitude é justamente uma que traz muitos casais aos conflitos que não infreqüentemente levam até a dissolução do casamento, que em vez de ser uma solução é apenas o início de problemas ainda maiores.

            Da mesma forma, todos sabem que há sempre grandes desentendimentos entre pais e filhos nestes dias. Não há dúvida que a própria sociedade é uma parte deste problema, mas com uma frequência demasiada, exista uma falta muita grande da parte de pais que recusam sentar ouvir seus filhos se expressarem. Não estou dizendo que os filhos devem mandar nos pais. No entanto reconhecemos que de modo geral os jovens de hoje estão tendo um nível de educação jamais sonhado por seus pais. Por isso eles têm uma maneira diferente de pensar, e os pais têm, pelo menos, uma obrigação de ouvi-los. É triste, mas muitos pais não sabem como sentar ter uma boa conversa com os filhos.

            Amei muito meu pai e amo hoje a memória dele. Ele fez muita coisa boa. Era um bom homem que amava a Deus e nos ensinou o valor de amar e honrar a Deus. No entanto, falo dele por não ter a sensibilidade de sentar conversar comigo e meus irmãos. Não era que queríamos mandar na casa e na família, mas achamos que era direito nosso poder, ao menos, expressar nosso ponto de vista. Ainda creio que os pais devem fazer assim. Quem sabe se os pais ao menos ouvissem seus filhos poderiam evitar conflitos, entender melhor seus filhos, e possivelmente os dar o gosto de ficar em casa com os pais em vez de sempre quererem estar na rua ou na casa de outros, por desgostar o ambiente da sua própria casa. Muitos namoros precoces iniciam-se simplesmente pela vontade dos adolescentes sair de um ambiente onde não existe amor, compreensão, amizade e outras características de um lar cristão modelo.

            Eu não sou a autoridade no seu lar ou na sua vida, mas a Palavra de Deus deve de ser e tendo boa vontade ouvi-la e a pôr em ação, poderia fazer uma grande diferença na vida da sua família. Como diz o título deste devocional, você deve dizer que é o responsável. Você precisa dizer: “Eu sou responsável.” Você, marido, é responsável pela salvação da sua esposa. Você e sua esposa são os responsáveis pela salvação dos seus filhos. Ouve agora a Palavra de Deus: “Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar, de sentir. Amem uns aos outros e sejam delicados e humildes uns com os outros. Não pagam mal com mal, nem ofensa com ofensa. Ao contrário, paguem a ofensa com uma bênção porque, quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma bênção a vocês. Como dizem as Escrituras Sagradas: Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e pare de mentir. Afaste-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça tudo par alcançá-la. Pois o Senhor olha com atenção as pessoas honestas e sempre ouve os seus pedidos; mas ele é contra os que fazem o mal.” (I Pedro 3:8-12 TLH) Aí está! Sua responsabilidade!

            Vamos ouvir mais: “Maridos, amem as suas mulheres, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela... Os homens devem amar as suas mulheres assim como amam o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo.” (Efésios 5:25 e 28 TLH) Isto é a responsabilidade do homem em relação ao seu cônjuge. Eu sei, eu sei - a Bíblia também diz que a mulher deve obedecer a seu esposo. No entanto, digo que difícil existiria uma mulher que não faria tudo que um homem poderia desejar se ela fosse tratada conforme as instruções de Deus para os homens. Eu, apesar de ser um ministro de Deus, não poderia exigir de uma mulher obedecer a um homem que é bruto, irado, ditador, carrasco brigão, beberrão e etc. Seria injusto da minha parte e da parte de Deus exigir isto de uma mulher. Homem, você quer um bom relacionamento com sua esposa, então a trate com respeito e a ame como você ama a si mesmo.

            Os pais têm também uma grande responsabilidade para com seus filhos. Dou graças a Deus que não precisamos depender exclusivamente de conselhos humanos, de homens que muitas vezes nem conhecem a Deus, mas podemos colher da própria Palavra de Deus os conselhos que precisamos para poder nos orientar na criação de nossos filhos. Considera mais uma vez os conselhos que colhemos da boca do Senhor: “Pais, não tratem os seus filhos de tal maneira que eles fiquem irritados. Ao contrário, vocês devem criá-los com disciplina e de acordo com os ensinamentos cristãos.” (Efésios 6:4 TLH) Talvez não seja muito gostoso encarar nossas responsabilidades, mas sendo que somos pessoas que pelo menos professam servir a Deus, temos o encargo de aceitar nossa obrigação, dado por Deus e não pelos homens.

            Que você possa permitir Deus lhe assistir numa tarefa que poderia exigir grandes mudanças na sua vida. Ele quer lhe ajudar. Pede por esta ajuda e a aceita quando chegar. Assim você será uma pessoa mais agradável a si mesmo e a sua família. Todos, inclusive você, ficarão muito satisfeitos e alegres com os resultados que Deus trará para suas vidas e seus lares. Parem de culpar os outros e digam: “Nós somos os responsáveis.”

Philip D. Walmer