>
 

O Pastor Em Sua Vida

 

    Alguns anos atrás enquanto orava, uma impressão profunda veio a mim. Pareceu que o Senhor estava dizendo, "Esteja prepara­do, Satanás irá lançar um ataque fulmi­nante contra o ministério. Se ele pode le­var os santos a perder o respeito e confi­ança no ministério, ele tem removido seu maior obstáculo para poder derrotar a igreja." Eu sei que Satanás tem sempre guerreado contra o ministério. Entretan­to, em anos mais recentes, ele tem multi­plicado seus esforços.

Infortunadamente, alguns minis­tros tem falhado. A desgraça e desonra de alguns tele-evangelistas tem tido efei­tos largos. Embora que não fazem parte de nosso ministério, Satanás tem magnificado seus fracassos entre nós. Ele está tentando levar os membros a questi­onar todos os ministros. Dá-me grande alegria dizer que enquanto alguns têm fa­lhado, há ainda pureza no púlpito. Alguns membros tem falhado, mas há ainda pu­reza nos bancos da igreja.

Se o ouvinte não tem respeito ou confiança no ministro, sua mensagem não será recebida. Se a mensagem da palavra de Deus é rejeitada, então aquela pessoa estará perdida. Em I Coríntios l :21, Pau­lo declarou, "Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pre­gação." Romanos 10:13-17 diz, "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Se­nhor será salvo. Como, porém, invoca­rão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem envia­dos? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acre­ditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo."

Frequentemente ouvimos as pes­soas no mundo falarem desesperadamente acerca das condições do mundo. Em sua desesperança e frustração, oficiais elei­tos tornam-se as vítimas de suas criticas viciosas. Declarações irreverentes, criti­cas sarcásticas e célicas são dirigidas para os líderes e contra as mais elevadas e mais honradas posições no país. Há um senti­mento geral de desrespeito. Isto preocu­pa-me grandemente. A Igreja será ataca­da pelo mesmo espírito que prevalece no mundo. Não devemos sucumbir para este espírito. Enquanto podemos descordar com certos indivíduos, devemos sempre manter o respeito pelas posições que ocu­pam.

Ademais, há um perigo de nossos gostos e desgostos influenciar nossas ati­tudes com respeito aos outros de uma ma­neira negativa. Abaixo compartilho com você um escrito que um ministro com­partilhou comigo:

Meu Pastor Certo ou Errado?

Eu tenho um pastor. Uma vez, ele era um bom pastor. Eu afirmei ele gran­de. Isto eu fiz porque gostava dele.

Seus sermões eram maravilhosos - enquanto gostava dele.

Sua fala era extremamente agra­dável  - enquanto gostava dele.

Ele era um trabalhador firme - enquanto gostava dele.

De fato, dei todo apoio para ele - enquanto gostava dele.

Mas meu pastor ofendeu-me um dia.

Se ele sabia ou não, eu não sei.

Desde aquele dia, meu pastor tem cessado de ser um bom pastor. Ele é so­mente alguém medíocre.

Seus sermões não são tão maravi­lhosos - desde que ele ofendeu-me.

Sua fala é insignificante - desde que ele ofendeu-me.

Suas faltas são mais proeminen­tes  - desde que ele ofendeu-me.

Ele não é mais o homem para o trabalho - desde que ele ofendeu-me.

De fato, estou tentando expulsá-lo - desde que ele ofendeu-me.

Muitas vezes nossa estima de um pastor é determinado em grande medida pelo gosto ou desgosto pessoal. Senti­mentos individuais, se percebemos ou não, alteram nosso julgamento. Gostan­do de um pastor, gostamos de seu traba­lho. Desgostando de um ministro, ele não pode agradar-nos. Que Deus ajude-nos le­vantar-nos acima das coisas insignifican­tes e ver os homens e assuntos de contro­vérsia em sua luz clara.

Se  procurar mesmo, você  pode en­contrar alguma fraqueza em seu pastor para poder criticá-lo. Todos nós temos fraquezas. No entanto, devemos lembrar, que há um mundo de diferença entre fra­queza e perversidade. Se você procurar, encontrará bondade nele. O que ele pre­cisa é sua oração, amor, compreensão e suporte - não sua crítica.

                Por G.R. Travis, Mississippi  Superintenden­te do Distrito