>
 

O Bode Expiatório

            "E tomaram a Jesus, e o levaram." (João 19:16)

            Neste momento na vida de Jesus restou-lhe pouca força, mas não Lhe foi permitido tomar nenhum refresco nem descansar. Seus perseguidores estavam ansiosos pelo Seu sangue, e então O levaram para fora para morrer, sobrecarregado com a cruz para caminhar no caminho de sofrimento.

            O que aprendemos enquanto contemplamos nosso Senhor bendito levado  para fora desta maneira? Vemos nada menos do que o cumprimento do sacrifício antigo do bode expiatório? No Antigo Testamento uma vez cada ano o sumo sacerdote colocaria as suas mãos sobre a cabeça de um bode, confessando os pecados do povo. Com os pecados do povo tendo sido transferidos ao bode, ele então foi levado e solto no deserto, levando para fora os seus pecados - para nunca mais serem achados.

            Agora vemos Jesus trazido diante dos sacerdotes e governantes, que O declaram culpado. Deus mesmo transfere nossos pecados para Sua conta; como Isaías disse, ".. mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." (Isaías 53:6) "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele fôssemos feitos justiça de Deus." (II Coríntios 3:21) Ele suportou nossos pecados, carregando-os na cruz sobre os Seus ombros.  Veja também I Pedro 2:21: "... pois que também Cristo sofreu em vosso lugar..." Nisto vemos o Grande Bode expiatório sendo levado para fora a mando dos oficiais da justiça.

            Deixe-me perguntá-lo hoje - você tem certeza que Jesus tem carregado o seu pecado? Há somente uma maneira para saber. Você tem colocado sua mão sobre a  cabeça Dele, confessado o seu pecado e confiado Nele? Se foi assim, então seu pecado não está mais em sua conta. Seu pecado foi transferido para Cristo, e Ele o leva na cruz que Ele carregou.

            Não deixe esse quadro do sofrimento de Jesus, e o Seu sacrifício em prol do seu pecado desaparecer até que você possa regozijar-se na sua libertação, e tem adorado o Redentor amoroso sobre quem seus pecados foram colocados.

Morning & Evening, by Charles H. Spurgeon