>
 

A Necessidade Da Cruz

            Será que Jesus realmente teve que morrer para salvar a humanidade?  No âmbito limitado, contraditórios da lógica humana, pode parecer como um Deus que pode fazer o que Ele quer que poderia facilmente evitar todo o sofrimento - e talvez Ele poderia ter. Mas o que nós sabemos é que Jesus escolheu a cruz, provando ao mundo Sua capacidade de relacionar com a nossa dor, Sua disposição de assumir o nosso pecado sobre Si mesmo, e Seu poder supremo sobre a morte. No processo, Ele exemplificou uma verdade que se aplica a cada um de nós a cada dia.

            Em João 12, Jesus estava se aproximando de Sua crucificação. "Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto."

            Aqui, Jesus explica uma razão chave para a sua morte: a propagação exponencial da salvação. Mas na frase seguinte, Ele se liga à atitude dos seus seguidores: "Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna."

            Entre outras obras misteriosas e miraculosas, o sofrimento e a morte de Jesus ilustrou uma verdade que nós, Seus seguidores, devemos aprender. A fim de entrar na Sua glória, devemos morrer para si mesmo.

            A coisa interessante sobre o uso de Jesus do grão de trigo é que afim da colheita vir, o grão deve passar por uma transformação completa. Ele deve deixar de ser um grão para se tornar um pedúnculo de trigo. Este pedúnculo de trigo, em seguida, produz muitos grãos, que multiplica a fecundidade do campo.

            Você quer entrar no propósito glorioso de Jesus Cristo? Você  quer viver uma vida frutífera, colhendo uma colheita de almas perdidas? Então você deve passar por uma transformação completa e cessar de ser o que foi uma vez.  Paulo colocou desta maneira: "Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo." (2 Coríntios 5:17 NTLH)

            Outras traduções utilizam a expressão "nova criatura" para descrever os crentes. A idéia é consistente com a ilustração de Jesus do grão de trigo - morre de uma coisa, a fim de se tornar algo mais.

            Curiosamente, o contexto da declaração de Paulo é uma discussão da morte e ressurreição de Cristo. "Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram." E Paulo escreveu, "E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." (v. 14-15)

            Talvez a maior barreira na vida do cristão é este apego desesperado para aos costumes antigos. Chegamos a Cristo, procurando uma nova vida e com razão. Mas sem morte, não há nenhuma vida ressuscitada. Em uma demonstração gráfica, Jesus nos mostrou a necessidade de morte. Sua foi literal, mas nossa é espiritual. A natureza carnal deve morrer para que o espírito verdadeiramente possa viver.

            Jesus relacionou sua verdade em avisinho. "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?". (Lucas 9:23-25)

            Jesus combina dois conceitos aqui: o símbolo do sofrimento e morte ("sua cruz") e a natureza perpétua dele ("diariamente"). Evidentemente, segue sempre a promessa maravilhosa da vida. Em cada exemplo, o sofrimento e a morte precede uma ressurreição gloriosa.

            Então, como fazemos isso? Nós literalmente não carregamos cruzes, apesar de algumas pessoas, como meus amigos Arthur Blessitt e Keith Wheeler, tem sido chamados a fazê-lo. Mesmo sua exibição simboliza um princípio maior. É, também, encontrada nas ações e palavras de Jesus. "... se possível, passe de mim este cálice!" Ele disse enquanto contemplava a Cruz. "Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres." (Mateus 26:39)

            Esta é a definição mais simples de pegar a cruz ou morrer por si mesmo: submissão à vontade de Deus. Isto requer subjugar nossa vontade para os propósitos e planos de Deus. Isso é como nós matamos nossa velha natureza, pecaminosa. O objetivo final é as boas novas da salvação, mas, como Jesus mostrou-nos pessoalmente, morte a si mesmo através da submissão a Deus é um passo necessário. Assim como comemoramos a crucificação de Cristo e celebramos Sua gloriosa ressurreição, vamos incorporar um estilo de vida de submissão a fim de experimentar a nova vida em Cristo a cada dia.

Randy Robison

www.jamesrobison.net