>
 

Não Barateia A Cruz

Não Barateia A Cruz

Sendo que estamos mais uma vez nos aproximando a época da Páscoa, minha mente começa a revolver em torno do que Jesus conseguiu fazer com Sua morte, sepultamento e ressurreição. Mas, infelizmente o mundo em geral tem barateado esta celebração mais nobre, mais significativa e mais santa para todo o mundo cristão. Permite que eu explique:

No hemisfério norte, onde residimos atualmente, a primavera começou hoje, dia 20 de março. Logo vem tempo melhor e com ele a esperança de flores, arvores com folhas e os frutos ao longo da primavera e verão. Com esta estação nova, a Páscoa, com programações especiais nas igrejas, surge o desejo da parte das meninas, moças e mulheres para adquirir trajes novos, e quem sabe até um chapéu para completar o conjunto para se apresentar na igreja.

No Brasil, a Páscoa é tudo acerca de chocolate... ovos, coelhinhos, bombons, etc. Como na celebração de Natal, tudo gira em torno daquilo que não referencia Jesus, Sua vinda, O sacrifício de Sua vida e a ressurreição Dele que garante o cumprimento de Sua promessa de vida eterna para todos que o seguem fielmente.

Estas celebrações promovem grandes lucros para os comerciantes, festas, presentes, ceias e bebedeiras para os demais, sem pensar que é Jesus que deve ser celebrado com seriedade, reverência, respeito e sérios pensamentos e reflexões acerca da vida por vir. O ser humano tem perdido seu caminho. Hoje tudo é acerca dele mesmo, seus sentimentos, seu bem-estar, seu divertimento, etc. E, apesar de calamidade após calamidade cair sobre o mundo, apesar do aumento de violência e tudo mais que indica o retorno do Senhor Jesus Cristo para arrebatar Sua Igreja pura para a prometida Cidade Celestial, estes seres egoístas continuam ignorando, ou talvez melhor dizer, abertamente rejeitando o Único que tem poder para salvar o ser humano eternamente.

Eu sei muito bem que o assunto da morte de Jesus não apresenta uma cena bonita. Porém, foi a morte Dele que pagou o preço para adquirir salvação para os perdidos de todos as eras do mundo. Apresentar um quadro de coroa de espinhas, a barba arrancada com pedaços de carne, o chicoteamento que cortou suas costas arrancando pedaços de carne e provocando sangramento excessivo que resultou na fraqueza que O fez cair no caminho para Calvário, onde finalmente teve as mãos e os pés feridos com os cravos que os atravessaram, não é cena de festas, ceias gostosas, chocolates gostosos e vestimenta nova que brinda a vaidade do ser humano.

Quero propor que este ano, e todos os anos por seguir, sejam oportunidades para apresentar o real sentido da Páscoa, o sofrimento de Cristo, o preço pago para salvar a humanidade de uma eternidade sofrida. Vamos apresentar de tal maneira o real da Páscoa para que todos vejam com clareza o amor que Deus teve para com o ser humano... vil e desprezível pecador. Pode ser dito que isto não agrada os membros da igreja e os visitantes que assistem uma vez por ano a um culto religioso. Contudo, é para ser acreditado que Deus tem prazer nas festas e celebrações que sempre ocorrem? Creio que não! Não é normal gloriar em algo tão cruel e sangrento quanto a morte de Cristo. No entanto, Paulo assim declarou em Gálatas 6:14: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.”

Amigo cristão, amigo ministro e amigo professor bíblico, é impossível apresentar a salvação verdadeira sem apresentar a cruz de Cristo, o sangue derramado e um terrível sofrimento. A salvação não pode ser adquirida por obras boas, flagelação do próprio corpo, a doação de valores à igreja ou outros meios tidos pelos os homens de ser um caminho mais fácil. Salvação é somente possível por abraçar o Senhor Jesus Cristo com toda a feiura da cruz.

Em menos de duas semanas as igrejas registrarão assistências que abarrotam seus lugares de culto. O que é que estas multidões ouvirão este ano? A mesma retórica de anos passados ou a mensagem real que uma vez crida e abraçada pode salvar o ser humano do seu pecado que o condena para o feiura e sofrimento do inferno. Eu prefiro abraçar com gratidão meu Jesus sangrento e me cobrir de Seu sangue que me purifica de todo pecado, do que sofrer o terror e sofrimento do inferno.

Pastor Philip D. Walmer