>
 

Revelado

Revelado

“Quando se aproximavam da aldeia para onde iam, fez ele menção de passar adiante. Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu; então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles. E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?” (Lucas 24:28-32)

Após sua ressurreição, Jesus apareceu várias vezes aos seus fieis seguidores. Uma dessas aparições aconteceu a dois discípulos enquanto eles retornavam para suas moradias em Emaús, totalmente desanimados e com sua fé em ruínas. Para sua edificação pessoal, leia Lucas 24:13-35, e medita comigo nos maravilhosos acontecimentos desse encontro entre os desanimados e seu Cristo ressurreto. Dessa maravilhosa história há três coisas importantes que eu quero enfatizar, verdades, se forem praticadas podem transformar sua vida, abater o desanimo que lhe assola e renovar sua fé nas promessas que se encontram na Palavra de Deus.

Nota 1: Estes dois discípulos caminhavam ao lado do Cristo ressurreto sem reconhece-Lo, pois seus olhos, ou quem sabe é melhor dizer que seus corações, estavam vedados pela tristeza, que os fez esquecer das promessas e ensinamentos do Senhor enquanto conviviam com Ele pelos três anos e meio do seu ministério terrestre. Da mesma forma é fácil encontrar pessoas hoje, que apesar de alegar ter servido a Deus durante anos ou décadas, são facilmente abaladas ao enfrentar um desafio inesperado da vida. Por não creem mesmo nas promessas infalíveis da Palavra de Deus nos momentos de dificuldade e problemas aparentemente insolúveis, eles se dão por vencidos sem realmente lutar em prol do real, sim real (Hebreus 11:1), apesar das promessas vir de quem é fiel e não mente... Deus. Nem o arder nos seus corações os fez reconhecer quem era que lhes falava e abria a verdade da Palavra de Deus.

Nota 2: Ao chegar defronte da aldeia de destino, Jesus (ainda desconhecido) indicou que iria continuar sua jornada. (v. 28) O que aconteceu neste momento é algo que merece grande atenção. Esses dois discípulos, apesar de ainda não reconhecer quem lhes falava, insistiram que este forasteiro que tanto fez para os animar entrasse e permanecesse com eles. A Bíblia relata que eles constrangeram Jesus para ficar com eles. Amigo, Jesus é nobre, delicado, gentil no trato e cavalheiro. Ele jamais forçará entrada na sua vida. Ele espera um convite, porem não aquele convite comum e de praxe, mas aquele que expressa um desejo real, forte e emocional. Constranger significa apertar, forçar, coagir compelir, etc. Jesus quer um convite assim para entrar em sua vida. Ele quer que seja convidado para entrar e subjugar tudo ao seu querer para poder lhe proporcionar a alegria e esperança que você tanto almeja. Jesus espera um convite insistente, um que denota um desejo ardente que parte do seu mais íntimo. Assim, Ele entra e proporcionará uma experiência transformadora. Sem convite, Ele não entra. E, Ele não entra a não ser que seja por um comprometimento para com Ele. Ele não entra só para você fazer uma experiência para ver se O quer ou não. Tem que ser uma entrega total de sua vida com um comprometimento vitalício. Ao entrar, estes discípulos imediatamente O serviram do que era deles, e sem reserva nenhuma.

Nota 3: Jesus (ainda desconhecido), abençoou o que Lhe foi oferecido. Ele, da mesma forma, abençoará tudo que você entrega a Ele sem reserva. Ele tem este poder... e vontade. Estou lendo atualmente vários capítulos de Gênesis a cada dia. Fico impressionado de como Deus fez seus servos prosperarem em tudo. É necessário que nossa fé vá além das condições que temos pessoalmente, além do poder de empregadores, e além de outros que nos acompanharem nesta jornada chamada a vida. O sobrenatural, que só Deus opera, é suficiente para todas as nossas necessidades.

Após a oração de bênção, Jesus passou a quebrar o pão e distribuí-lo aos discípulos. Eu já imaginei esta cena muitas vezes. Eles estenderam as mãos para receber o pão das mãos de Jesus, talvez como no Cenáculo naquela noite antes de Sua morte... e não sei se avistaram suas mãos com as marcas dos cravos ou se simplesmente tiveram seus olhos e corações abertos milagrosamente. Contudo, naquele momento eles repentinamente reconheceram que era Jesus.

O milagre de reconhecimento aconteceu no momento do quebrar e o distribuir do pão. A Palavra de Deus é o pão do qual todo crente deve comer sempre; posso dizer diariamente, como é seu costume de comer o pão natural. É no comer deste pão que todos chegarão a reconhecer o Salvador, pois é a Palavra de Deus que O declara e revela. No entanto, há alguns que lerão este pequeno artigo que não têm o hábito de ler a Palavra de Deus. É provável que há alguns leitores que não tem aberta a Palavra de Deus em semanas, ou talvez meses. Um sermão, ainda que seja dos melhores, não tem condições de alimentar a alma do crente por uma semana ou mais. Pensar que um sermão basta de alimento espiritual por uma semana é como dizer que uma refeição natural por semana é suficiente para o corpo. Tem pessoas que alegam ser crentes que na verdade são espiritualmente raquíticos. Mal sobrevivem e não tem poder para vencer as paixões de sua carne e as forças do inimigo da alma. Não, sentar na igreja, pular, dançar e levantar as mãos em suposto louvor, jamais alimentará sua alma. Não são poucas vezes que pessoas me indagam acerca de questões bíblicas, que facilmente saberiam se fossem leitores assíduos da Palavra de Deus. Ninguém subirá aos céus e a Cidade Celestial agarrado nas bainhas do que alimentaram sua fé pela leitura da Palavra de Deus. Cada um precisa sua própria experiência íntima com Deus, sua própria revelação de Cristo e sua fé própria que só vem pela Palavra de Deus.

Não, querido leitor, não estou irado, nem zangado. O que estou, é preocupado, muito preocupado com aqueles que não estão cuidando devidamente sua vida espiritual, que não estão se preparando com seriedade pela volta do Senhor. Tem noites que eu passo em claro, acordado, rolando na cama e pensando nas muitas pessoas que ouviram as muitas mensagens que entreguei com grande paixão de púlpitos em volta do Brasil. Penso naqueles que ignoraram a Palavra de Deus, o mover do Espírito Santo e o compungimento que sentiram no seu íntimo. Choro, pois eles não precisavam passar para a eternidade sem a salvação.

E se você ainda tem o fôlego da vida no seu corpo, faça a devida diligência em prol de sua própria alma. Abra a Palavra de Deus e A leia com vontade e paixão, pois é por intermédio Dela que Jesus, o Cristo, o Salvador será revelado de forma que você jamais viu. Finaliza com as palavras do Apóstolo Pedro em Atos 2:40: “Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.” Eu não posso salvar você. Só posso pregar, ensinar, orar e escrever estes artigos no intuito de encorajá-lo para fazer o seu dever em prol de sua própria alma.

Pastor Philip D. Walmer