>
 

A Mensagem das Chagas

Leitura: João 20:19-25

Texto: “E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.” (João 20:20)

 

Introdução: Vamos examinar as chagas que Jesus mostrou aos discípulos, o efeito maravilhoso que tiveram sobre os discípulos, bem como o efeito que deve de ter em nossas vidas também. “A Mensagem das Chagas” foi:

I.                   Uma Mensagem Convincente

Ele, “mostrou-lhes as suas mãos e o lado.” Com isso seus discípulos duvidosos foram convencidos:

A.   Que Ele era aquele que foi crucificado na cruz, e que Ele era quem reivindicava de ser.

B.   Que Ele tinha ressuscitado dentre os mortos e que seu corpo ressurreto era onipresente e era capaz de aparecer atrás de portas fechadas. Ele era o Senhor, real, vivo e reinante. Agora todos os homens têm esperança além do sepulcro.

C.   Que Ele possuía todo o poder nos céus e na terra como Ele disse em Mateus 28:18. Agora sabiam que Ele teve o poder para dar sua vida e a tomar de novo. (João 10:18) De modo que ele agora poderia cumprir a promessa de João 14:1-3.

II.                Uma Mensagem Consoladora

“De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.” (João 20:20)

A.   Eles aceitaram as chagas como prova que Jesus tinha comprado a paz por meio do seu próprio sangue derramado na cruz. (Colossenses 1:20) O tratado de paz foi assinado e selado pelo sangue da Nova Aliança.

B.   Eles aceitaram as chagas como prova que Ele cumpriu a lei e os profetas, e proclamou a suficiência do plano inicial de Deus para a salvação do mundo. “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” (João 1:17)

C.   Eles aceitaram as chagas como garantia, não somente de salvação gratuita, ampla, e completa, mas também de todas as graças e bênçãos que precisamos nesta vida e na vida vindoura. Eis a razão pela sua tremenda alegria!

III.             Uma Mensagem Desafiadora

 

“Disse-lhes pois Jesus outra vez: Paz seja convosco, assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.” Com a base da evidência das Suas chagas, Ele os comissionou.

A.   Ele os deu um desafio para alcançar o mundo com seu Evangelho. Ele os deu a tarefa, a mesma tarefa que Ele teve, isto é para salvar o que estava perdido. (Lucas 10:19)

B.   Ele os deu uma ordem, baseado no fato de Ele possuir todo o poder, para ensinar, batizar, e guardar seus ensinamentos, prometendo para estar com eles todos os dias até o fim. (Mateus 28:19-20)

C.   Ele os deu também uma promessa de poder operar tudo com um poder vindo do alto. (Marcos 16:15-18)

D.   Ele renovou novamente a promessa de estar com eles no poder do Espírito Santo, para que eles pudessem cumprir suas ordens. (Lucas 24:46-49)

E.    Ele indicou por que maneira eles receberiam o Espírito Santo, o poder para cumprir as tarefas que Ele confiou para eles e nós. (João 20:21-22)

F.    Ele reforça momentos antes de ser assunto ao céu que eles não seriam deixados como órfãos no mundo, mas em breve receberiam um poder sobrenatural com o qual eles poderiam cumprir a missão e vencer todo o poder do diabo e do mundo. (Atos 1:8) (Leia também Marcos 16:20. Isto obviamente aconteceu depois de Pentecostes, pois não havia tempo fazer isto no tempo entre a assunção do Senhor e a descida do Espírito Santo.)

Adaptado de uma mensagem por L. G. Curtis