>
 

Vida Abundante

Texto: João 10:10

 

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10)

 

I.              A Procura de Vida Abundante

A.           Nas coisas que ingerem: bebidas alcoólicas, drogas (lícitas e ilícitas), produtos de tabaco, comida exótica e cara, e etc. Bilhões são gastos a cada ano com estas coisas, e sem um resultado permanente. E, normalmente a prática destes hábitos ou vícios é prejudicial ao corpo para não falar da alma.

B.            Divertimento dentro e fora de casa: Televisão, teatro, cinema, jogos eletrônicos, danças e bailes, esportes, viagens, cruzeiros e etc. Outra vez, bilhões são gastos a cada ano a procura de algo neste sentido que livrará o ser humano das tristezas da vida real.

C.            A verdade é que nada que vem da terra, nada que vem do homem, nada que vem do exterior do homem que pode produzir nele o efeito permanente desejado.

D.           Veja algumas referências bíblicas que comprovam isto:

1.                    “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.” (Isaías 55:2)

2.                    “Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.” (Eclesiastes 1:2) Solomão, depois de experimentar tudo que o mundo oferecia de prazeres fez a seguinte declaração: “Disse comigo: vamos! Eu te provarei com a alegria; goza, pois, a felicidade; mas também isso era vaidade.” (Eclesiastes 2:1)

3.                    “Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.” (Eclesiastes 2:11)

4.                    “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas;...” (Mateus 6:31-32)

 

II.           Há Porventura Proveito nas Coisas Terrestres?

A.           Novamente a Bíblia tem a resposta para esta pergunta.

1.                    “Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce;  pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar.” (Salmos 103:15-16)

2.                    “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam...” (Mateus 6:19)

3.                    “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?” (Lucas 9:25)

4.                    “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra...” (Colossenses 3:2)

5.                    “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele...” (I João 2:15)

6.                    “Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (I João 2:17)

 

III.          A Procura Deve de Ser das Coisas Que Realmente Satisfazem

A.           Veja mais uma vez o que a Bíblia aconselha. São as palavras da própria boca de Deus.

1.                    “...O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, (ele se deixará achar); porém, se o deixardes, vos deixará.” (II Crônicas 15:2)

2.                    “Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.” (Salmos 27:4)

3.                    “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Isaías 55:6)

4.                    “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” (Isaías 55:1)

5.                    “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

 

IV.        As Preciosas Promessas Para Quem Busca Ao Senhor

A.           A Palavra de Deus mais uma vez nos dá umas promessas seguras e maravilhosas.

1.      “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10)

2.      “Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” (João 4:13-14)

3.      “...levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” (João 7:37-38)

4.      “... E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28:20) Isto somente pode acontecer se é que estamos cheios do Espírito Santo.

 

Philip D. Walmer