>
 

O Desejo de Deus

Texto: “De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.” (Jeremias 31:3)

Introdução: A Bíblia declara em Gênesis 1:1 que no princípio de tudo Deus criou os céus e a terra. A Bíblia continua a narrativa das obras de Deus nos capítulos seguintes, com relação à criação das plantas, animais, criaturas marinhas e etc. O resumo que Deus fez com respeito suas obras era: “E eis que era muito bom.” (Gênesis 1:31) Em outras palavras, Deus estava muito satisfeito com tudo que criara.

Apesar da satisfação de Deus com tudo que fez; apesar da beleza e perfeição de tudo, apesar do canto dos pássaros e outros sons de animais satisfeitos, o mundo continuava a ser um lugar solitário, pois os animais só faziam tudo de acordo com seu instinto, isto é, o que por natureza podiam fazer. No meio de tanta beleza, ordem e perfeição ainda não havia uma criatura sequer com a qual Deus poderia ter comunhão; uma criatura que por livre e espontânea vontade conversaria com Deus, agradeceria a Deus, louvaria a Deus, adoraria a Deus e serviria a Deus.

Deus almejava comunhão com sua criação. Com respeito a tudo que já criou, Ele podia apenas contemplar a beleza, ouvir os sons das criaturas da sua obra prima, mas nenhuma destas obras poderia se comunicar com Deus e expressar qualquer sentimento em relação ao seu Criador. Deus queria uma criatura com a qual Ele poderia se comunicar, e a qual se comunicaria com Ele. Por isso, a obra de Deus é finalizada com a criação do homem. Somente o homem recebeu e toque especial na criação; o sopro da vida eterna de Deus, da boca do próprio Deus. (Gênesis 2:7) Deus ainda plantou um jardim especial para receber Adão e sua esposa, Eva. (Gênesis 2:8)

O fato que Deus almejou este intercâmbio com uma parte da sua criação nos ajuda entender a importância do homem na economia de Deus. Deus não tinha com nenhuma outra criatura a possibilidade e um relacionamento íntimo. Somente a formação do homem abriu leque a esta possibilidade para Deus. Torna-se óbvio que o homem era a obra prima de Deus, o cúmulo de toda a sua criação, e que este homem e sua descendência seria sempre o objeto do amor, ternura, graça, e misericórdia de Deus.

I.              Concluímos Que Desde O Princípio Deus Desejava Estar Perto Do Homem Que Criou

A.           “Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela virada o dia...” (Gênesis 3:8) Aparentemente a voz de Deus caminhava e se comunicava com Adão e Eva no crepúsculo do dia, antes do ocaso do sol. Na pureza deste relacionamento, antes de entrar a desobediência e pecado no mundo, sem dúvida havia um imenso prazer, tanto para o homem, como para Deus, pois finalmente Deus tinha com quem Ele poderia ter comunhão.

B.            Há outras e numerosas referências no Antigo Testamento que comprovam este desejo do Senhor, além do texto e a explicação acima.

C.            Infelizmente, esta bela comunhão foi repentina e violentamente rompida pela transgressão de Adão e Eva. Foi perdido tudo que Deus tanto almejava, pois agora, a impureza, o pecado, trouxe uma separação entre o Deus santíssimo e o homem que se tornou pecaminoso.

II.           O Real Desejo De Deus

A.           Apesar dos acontecimentos relatados anteriormente, ainda havia da parte de Deus um desejo para ter o relacionamento almejado com o homem. Ele queria que este relacionamento passasse a ser mais que uma presença exterior na vida do homem. (Muitos hoje dizem: “Eu creio em Deus.” Muito bem, o diabo também crê e treme. Parece que ele conhece melhor a Deus do que o ser humano.) Deus, na verdade queria habitar dentro do homem, ser a força de dentro, que proporcionaria um relacionamento ainda melhor e mais chegado.

B.            Deus queria que a vontade do homem fosse cedida por nós para Ele, para que Ele pudesse nos governar do lado de dentro. Já tentou guiar um carro do lado de fora dele? É meio difícil e se torna impossível em alta velocidade. Da mesma forma que é impossível guiar um carro do lado de fora dele, é também impossível para Deus nos guiar quando não tem o volante de nossa vontade própria em suas mãos.

C.            Deus nunca forçava sua vontade sobre o homem e sempre aguardava como ainda aguarda hoje; um convite do homem para assumir a posição que Ele deseja ter, e que é favorável ao homem. Isto é evidente no relacionamento de Deus com a nação de Israel. Deus queria ser o rei da nação, mas o povo insistiu em ser igual às outras nações, e infelizmente foi obrigado pagar um preço muito alto por esta demonstração de autodeterminação.

D.           Este desejo de Deus é evidente nas várias passagens do Antigo Testamento que profetizam acerca da descida e derramamento do Espírito Santo. Deus, por meio das palavras e passagens bíblicas que seguem, começou com muita antecedência preparar os corações do povo para o grande evento que viria a acontecer no futuro. Leia e ouça algumas das gloriosas promessas que Deus deu para o povo que ele amava e desejava se relacionar melhor.

1.                    “Pelo que por lábios gaguejantes e por língua estranha falará o SENHOR a este povo, ao qual ele disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir..” (Isaías 28:11-12) Compara com (Atos 3:19-20). “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus...” Considera também o convite de Jesus em Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” O leitor ou ouvinte desta mensagem deve se lembrar que João Batista anunciou Jesus Cristo como quem batizaria com o Espírito Santo e fogo.

2.                    E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.” (Joel 2:28-29) É digno de nossa atenção notar que Deus não fez acepção de pessoas, prometendo o mesmo relacionamento para os pobres e servos que Ele prometeu para os demais do seu povo.

E.            O Novo Testamento começa com o nascimento de Jesus e quase no mesmo instante a promessa do batismo com o Espírito Santo.

1.                    João Batista anunciava o que aparentemente foi o principal ministério de Jesus, que era de batizar com o Espírito Santo. Jesus não foi anunciado com um que curaria ou providenciaria várias necessidades, mas como o batizante com o Espírito Santo. O sofrimento, derramamento de sangue e morte de Jesus foi muito importante, mas foi de certa forma apenas o antídoto pelo pecado, isto é a preparação e purificação do íntimo do homem para ser um tabernáculo digno do Espírito Santo. “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Mateus 3:11)

2.                    Jesus continua a falar acerca deste evento futuro e abre o apetite dos discípulos para o dia em que eles poderiam experimentar esta experiência maravilhosa.

a.                       Veja em Lucas 24:49 o desejo e promessa de Jesus: “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.”

b.                      Na sua maioria, os capítulos 14, 15 e 16 de João falam acerca do Espírito Santo e sua obra na vida do crente.

c.                       Veja o ato de Jesus que mostra seu desejo de batizar seus discípulos com o Espírito Santo. “E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” (João 20:22) Este ato faz nos lembrar do ato de Deus ao soprar o fôlego de vida no homem no momento da sua criação. Torna-se óbvio que Jesus estava ilustrando que o recebimento do Espírito Santo era na realidade o novo nascimento, a formação de um novo homem segundo a vontade de Deus. (Espero que o leitor ou pregador desta mensagem entenda bem o que falei na frase anterior, pois creio que foi Deus e instantes antes de ser assunto aos céus Jesus reforçou mais uma vez seu ensinamento acerca do recebimento do Espírito Santo. “Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” (Atos 1:5)

d.                      Por último, com seus pés ao ponto de perder contato com a terra, Jesus disse: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8)

P   Aqui estamos hoje na presença de Deus.

P   Temos certeza do seu amor para conosco.

P   Da mesma forma que Ele sempre queria estar no seu povo na era da história bíblica, habitando neles como no Tabernáculo e no Templo, Ele quer hoje estabelecer residência no seu ser. Ele quer habitar perpetuamente dentro do seu ser.

P   Ele está batendo na porta do seu coração agora, pedindo entrada, para lhe dar poder, vitória, nova vida e esperança real com respeito sua salvação.

P   Vai abrir a porta para Ele entrar e habitar com todos os seus atributos dentro de você?

P   Se fizer, há de ser a decisão mais sábia que já fez na sua vida.

 

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Coríntios 6:19)

 

Não lhe convido para vir ao altar para buscar, mas para receber exatamente o que Deus deseja ardentemente lhe dar. A promessa é sua. Venha para recebê-la!

 

Philip D. Walmer