>
 

Antes Do Pentecostes

(A criação de um ambiente para um copioso derramamento do Espírito Santo)

 

            Creio que arde no coração de quase todos os crentes sinceros um desejo para ver um derramamento geral do Espírito Santo como observamos no livro dos Atos dos Apóstolos. Queremos ver nossas igrejas se enchendo de pessoas que desejam a salvação que só vem de Deus. Almejamos profundamente ver nossos familiares libertos e salvos pelo poder de Deus. O alastramento da igreja para todas as cidades brasileiras, vilas e lugarejos é sonho que nutrimos constantemente. No entanto passam-se os anos e nossa fé se esvazia aos poucos até chegamos ao ponto de não poder mais crer.

            Não são poucos os que têm deixado de ler a Bíblia para não serem mais obrigados encarar as promessas que eles não crêem mais, porque para eles não há mais  possibilidade de serem cumpridas. A assistência nos cultos, o cantar dos corinhos, o baterem de palmas, bem como o resto da liturgia religiosa em muitos lugares tem chegado ao ponto de não passar de mero rito; algo vazio, que não mais satisfaz a alma como antes.

            Neste cenário o que se vê é a implosão da igreja, a diminuição da assistência e a juventude abandonando a igreja em massa. Tenho assistido cultos em igrejas que mais pareciam um asilo de pessoas idosas do que uma igreja, um organismo vivo e procriando outros seres vivos. Parecia que o pastor só esperava o falecimento do último velho para poder fechar a igreja para sempre. Os que conheciam a glória anterior da igreja lamentam o que está ocorrendo diante dos seus olhos, e a devastação espiritual das suas famílias.

            O diabo não ganhou a batalha contra a igreja pelas perseguições que incluiu a morte de milhares dos santos de Deus por não renunciar sua fé em Cristo Jesus. Por longas décadas a perseguição continuou, até finalmente a igreja e o mundo foi jogada na era das trevas. Séculos passaram até finalmente Deus respondeu a fome e sede de algumas pessoas espalhadas pelo mundo e derramou novamente de uma forma geral o Espírito Santo.

            A igreja teve anos de avivamento e expansão. No entanto começamos ver o fogo de Pentecostes diminuir. Não são poucas as igrejas que são obrigadas reconhecer que passou o ano de 2009 e nenhuma pessoa recebeu o Espírito Santo em volta do altar da igreja local.

            Em alguns casos, o prédio da igreja foi reformado, e pintado. O conjunto comprou novos equipamentos, formou músicos e cantores, mas somando tudo o prédio não passa de uma casca vazia, canta-se muito, mas é sem unção e resultado, pois o Espírito Santo está ausente.

            O que aconteceu, a final de contas? No lugar de perseguição, o diabo semeou a apatia. Que é apatia? Conta-se a história de um casal assistindo uma igreja e ouvia o pastor pregar acerca da apatia. A mulher inclinou-se para seu esposo e perguntou: “O que é apatia?” Ele respondeu: “Não sei, e estou pouco ligando.” Na igreja do Senhor  parece que ninguém liga mais com verdadeiro louvor e adoração. Apenas cantar não é louvor e adoração, a não ser que isto procede de um coração sincero e totalmente voltado para Deus. As festas estão lotadas de gente. Todos correm para um festival de música “gospel”, onde pessoas frequentemente, sem nenhuma experiência com Deus cantam e comovem uma platéia enorme. O motivo disto é meramente um performance, visando lucros financeiros. A Palavra de Deus declara que nos últimos dias haveria pessoas que fariam “comércio de vós”. (II Pedro 2:3)

            Todavia, no meio de tudo isso, a igreja que ainda tem no programa da semana um culto de oração, pode contar com apenas uma pequena punhadinha de gente, e até estes poucos tem perdido o desejo e paciência de permanecer na presença do Senhor; esperando pacienciosamente pela resposta que tanto desejam e precisam. A Bíblia fala daqueles que nos últimos dias terão apenas “... forma de piedade...” (II Timóteo 3:5)

            Apesar de tudo isto, Deus tem nos dado promessas poderosas e tremendas. E, estas promessas são válidas ainda para o dia de hoje. Deus, para cumprir suas promessas conosco, sempre demanda algo de nós antes que Ele começa a operar. Não foi diferente no dia de Pentecostes, e não será diferente hoje. É um pacto que Deus tem com seu povo. Um pacto que delineia as responsabilidades de todos os nomeados no contrato.  Quando uma parte nomeada no contrato não cumpre as obrigações dele, a outra parte, ou outras partes, não mais têm obrigação cumprir a parte deles. Da mesma forma opera o pacto de Deus conosco. Quando nós fizemos nossa parte Ele está comprometido para  cumprir e honrar as suas promessas.

            Notamos a seguir como os discípulos/apóstolos cooperaram com Deus para que a promessa de Deus fosse cumprida na sua geração:

I.                   Os Discípulos Obedeceram a Ordem de Jesus (Atos 1:4)

A.    Eles voltaram a Jerusalém. (Atos 1:12)

·         Parece que havia em torno de umas 500 pessoas na montanha no momento em que Jesus foi assunto aos céus. Parece que nem todos voltaram para o cenáculo.

B.     Houve unanimidade entre eles. (João 17:21, Atos 1:14)

C.     Esperavam a descida do Espírito Santo. (Lucas 24:49, Atos 1:4)

·         É possível que mais pessoas começaram a vigília, mas somente 120 estavam presentes no dia da descida do Espírito Santo.

·         Precisamos a paciência de esperar no Senhor. É Ele que tem o controle do organograma, e não nós.

D.    Eles oravam. (Atos 1:14)

·         Eles não desperdiçavam seu tempo com coisas supérfluas.

·         Eles fizeram aquilo que teve mais importância.

·         Eles procuravam a vontade de Deus e não a sua própria depois de aprender a valiosa lição do Jardim de Getsêmane, onde era mais importante dormir do que vigiar com o Senhor. (Mateus 26:36-46)

II.           Uma Eleição Foi Realizada

·         Muita oração precedia a eleição. (Atos 1:14-15)

·         Os requerimentos foram elaborados e colocados diante dos demais.

·         Não ouvimos falar de partidarismo.

·         Ninguém fez uma campanha para ser eleito.

·         Não ouvimos falar de uma só palavra de discordância. Mais uma vez eles lembravam as lições de Jesus acerca disto quando dois dos discípulos tentaram se auto promover. (Mateus 20:21)

·         Após a eleição não ouvimos de reclamações, insatisfação, reivindicações, nem amargura de quem não foi eleito.

III.             Estavam Todos Unânimes

·         Todos oravam.

·         Todos esperavam a mesma coisa.

·         Ninguém semeava contendas entre os demais. (Provérbios 6:16-19)

·         Parece que havia uma ausência total das obras da carne. “... a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes...” (Gálatas 5:19-21)

·         Pedro ficou de pé. Ninguém o opôs. Nenhum dos onze apóstolos demonstrou contrariedade, mas solidariedade, pois todos ficaram de pé como sinal de apoio à mensagem de Pedro. Ninguém reclamou que ele foi o porta-voz deles.

·         Jesus ensinou seus discípulos acerca da importância do amor entre eles. (João 13:35, I Coríntios 13:4-7) Parece que este amor existia antes e depois do Pentecostes. Este amor criava um ambiente favorável para descida do Espírito Santo sobre os demais.

·         Após o Pentecostes este amor foi ampliado ao ponto deles compartilharem tudo que tinha para o bem da Igreja e seus membros. Ninguém considerava que alguma coisa era propriedade particular. Eles venderam suas propriedades e seus bens para os incrédulos, que poucos anos depois perderam tudo quando os Romanos tomaram a cidade e destruíram tudo. Que seus valores não sejam as coisas terrestres, jóias, dinheiro, coisas materiais, pois tudo isto há de passar e desaparecer, como no dilúvio, mas esta vez num fogo purificador. (I João 2:15-17)

IV.        Os Resultados

A.           O Espírito Santo foi derramado.

B.            Todos ficarem cheios do Espírito Santo.

C.            Todos receberam o prometido poder.

D.           A Igreja nasceu e cresceu.

E.            Eventualmente houve grande despertamento e a evangelização do mundo daquela era.

 

Conclusão: Você amado leitor, quer um Pentecoste na sua vida, na sua igreja, na igreja que pastoreia? Basta seguir o exemplo da Igreja Primitiva em tudo, e Deus lhe dará o almejado derramamento do Espírito Santo. Não esquece: você precisa ser o primeiro para experimentar este poder do alto. Não pode empurrar a igreja para o alto. Você precisa subir primeiro e depois alcançar a mão da Igreja e a puxar para cima. Assim a Igreja pode subir de degrau em degrau até alcançar um grande derramamento sobre a sua cidade e seu estado.

Philip D. Walmer