>
 

Paz

Paz

A palavra no título acima é tão pequena, de fato, entre as menores palavras da língua portuguesa. Contudo, seu significado traz emoções enormes, e às vezes, indescritíveis ao ser humano. Viver em paz é o desejo de todos os seres humanos, aliás de quase todos.

Recordo que certa vez fui verificar a situação num local de construção de um pequeno prédio para cultos, onde havia materiais guardados. Encontrei um homem que estava no processo de roubar o material. Sendo que ele me reconheceu como pastor, ele me cumprimentou com o usual: “a paz do Senhor”. Minha resposta ríspida para este suposto crente fez ele desmanchar emocionalmente: “Não parece ter muita paz por aqui, não”. Eu lhe disse ainda mais que alguém só pode dar paz se de fato tem paz.

Quando alguém anda dirigindo seu automóvel de forma que está obviamente burlando as leis do trânsito; ao aparecer um policial encarregado de cuidar o trânsito, o motorista imediatamente entra em estado nervoso, pois sabe que merece receber uma multa pela infração das leis. Qualquer paz que teve antes, logo some por simplesmente ver o guarda.

O prometido nascimento de Jesus, o Salvador dos homens, trouxe uma promessa de “paz”. “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.” (Lucas 2:14) No entanto, em Mateus 10:34 encontramos as palavras de Jesus, que nos transmitem uma mensagem bem diferente. “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.” É possível reconciliar estas duas passagens da Sagrada Palavra de Deus? Sim, é possível!

O que muitas pessoas (crentes) não entendem é que só pode haver paz entre elas e Deus, e subsequentemente entre elas e outras pessoas, quando há obediência as leis de nosso Deus onisciente. Porque eu usei a palavra “onisciente”? Porque ainda que um homem ou uma mulher procura guardar seus delitos escondidos no coração, Deus ainda sabe até dos intentos do coração. “Porque a palavra de Deus h é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos [intenções] do coração.” (Hebreus 4:12) Jamais pode haver paz entre um ser humano que anda no pecado e nosso Deus Santo, pois Ele não pode de forma tolerar o pecado na Sua presença. Quando não há paz entre Deus e o ser humano, o coração inquieto estoura com emoções variáveis.

O mesmo acontece quando há problemas conjugais. Estes problemas normalmente afetam os relacionamentos com os filhos, parentes e amigos. Estes problemas normalmente são o resultado da desobediência às regras que devem governar um relacionamento conjugal, isto é, a intimidade que deve existir apenas neste tipo de relacionamento.

O que o leitor deve ter notado já neste artigo é que a falta de paz é o resultado da desobediência. Recorde o que aconteceu entre Adão, Eva e Deus. Houve um rompimento de um relacionamento maravilhoso. Quando um homem ou uma mulher desobedece às leis de Deus, a paz foge; não há mais tranquilidade a não ser que haja arrependimento pelo delito cometido. Quando há um arrependimento sincero e completo que resulta no abandono absoluto do comportamento não aceito por Deus, a paz pode ser restaurada. “... Vai e não pecas mais...”

Ninguém pode apelar para ignorância ao ser abordado por um policial quando um delito de trânsito é cometido. Ao assinar a documentação de pedido de habilitação e finalmente receber o desejado documento na mão, um atestado está sendo assinado, sim, um atestado de que você leu o manual de motorista e que já é conhecedor das leis.

Da mesma forma, ninguém pode alegar ignorância quanto às leis de Deus. Da mesma forma que o juiz não pode cobrar por uma lei que não está em vigor, Deus não cobra nada que não está há muito tempo claramente declarado na Sua Palavra.

Qual é o problema, então, que tantos crentes andam diariamente cometendo o que Deus não aprova. A resposta é muito simples... estes ditos crentes não leem a Palavra de Deus. Eles andam ignorantes do que Deus exige. Eles preferem andar atrás das conversas e pregações de homens corruptos no seu pensar e comportamento que iludem a si mesmos, bem como os demais ouvintes, alegando sem autoridade da infalível Palavra de Deus, que a graça de Deus há de cobrir qualquer desobediência, embora que não haja arrependimento pelos delitos cometidos.

Amigo, você é responsável pela sua salvação. Imagine o motorista que é abordado por um policial por um delito de trânsito, que dá por desculpa que seu instrutor não lhe falou de tal lei. Simplesmente não cola. Da mesma forma Deus não vai desculpar ninguém que procura culpar um líder eclesiástico por seu erro. Todos devem conhecer a Palavra de Deus por si mesmos.

Diante do que foi declarado acima, quero encorajar a todos que leem este artigo para determinar no seu íntimo que lerá durante o novo ano de 2018, como nunca antes, a Palavra de Deus que tem o poder de iluminar o caminho do homem e fazer com que ele anda agradavelmente diante do Senhor, e assim sente paz quando a volta do Senhor é mencionada e a sua preparação está questionada.

Quer paz com Deus? Leia a Sua Palavra! Quer paz na sua família? Leia a Palavra de Deus! Quer que seus filhos andam em paz com Deus e estejam preparados pela volta do Senhor? Leia a Palavra de Deus com eles e para eles! Quer poder para evangelizar com êxito? Leia a Palavra de Deus! Quer cura para suas enfermidades? Adquire a fé pela leitura da Palavra de Deus!

O poder de Deus tem sido muito evidente ao longo de séculos e mais séculos na preservação de Sua Palavra, pois é de tão grande importância na vida de qualquer um que quer agradar a Deus e ser salvo. Não ignore A. Sua salvação depende Dela!

Pastor Philip D. Walmer