>
 

O Desconhecido

 

Estamos hoje, amado irmão, às portas do desconhecido. Diante de nós estende-se o ano novo; vamos conquistá-lo a cada dia. Quem poderá dizer o que teremos pela frente? Que mudanças virão, que novas experiências, que necessidades? Mas aqui está a mensagem de nosso Pai Celeste - mensagem de ânimo, de conforto, de contentamento: "... os olhos do Senhor vosso Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano."

Sim, do Senhor vem toda a nossa provisão. Nele encontramos a fonte que nunca seca; mananciais e ribeiros que jamais se estancarão. Em Cristo, ó ansioso", está a promessa cheia da graça que nos vem do Pai. E se ele é a fonte das misericórdias, nunca nos faltará misericórdia. Nem calor nem seca poderão pôr fim àquele rio, "cujas correntes alegram a cidade de Deus".

A Terra está cheia de montes e vales. Não são só planícies, nem só declives. Se a vida fosse sempre a mesma, ficaríamos oprimidos com a sua monotonia: nós precisamos dos montes e dos vales. Os montes recolhem as chuvas para centenas de vales frutíferos. Assim acontece também conosco: é o monte da dificuldade que nos eleva ao trono da graça e nos traz de volta com chuvas de bênçãos. Os montes, esses montes ásperos da vida, diante dos quais nos espantamos e contra os quais às vezes murmuramos, eles nos trazem águas. Quantos têm perecido no deserto, quando poderiam ter vivido e prosperado em terra montanhosa! Quantos teriam sido abatidos pela neve, açoitados pelos ventos, despojados de suas flores e frutos, não fosse a proteção dos montes - rijos, duros, ásperos, tão difíceis de galgar! Sim, os montes de Deus são para o seu povo uma proteção contra os inimigos.

Não podemos ter idéias do efeito que estão tendo em nossa vida as perdas, as dores, as aflições. Confiemos apenas. O Pai vem bem perto, para tomar a nossa mão e guiar-nos hoje pelo caminho. Será um bom, um abençoado ano novo!

Durante este ano que entra você abençoe as pessoas e não amaldiçoe. Quando parabenizamos, desejamos sucesso ou elogiamos sinceramente uma pessoa, estamos abençoando-a.

Dê palavras de incentivo, de apoio, de solidariedade "são mais doces do que o mel" (Salmos 18:10).

Nossas palavras têm poder de criar situações favoráveis. Não estamos com isso endossando a prática do pensamento positivo. Abençoar alguém é invocar a atuação divina em favor daquela pessoa, abençoar é sobretudo um ato de fé.

Devemos abençoar tudo que possuímos - bens móveis ou imóveis; grandes ou pequenos - casa, veículo, móveis, terreno, aparelhos domésticos, plantações.

Abençoemos nossos pais - são eles os encarregados da formação do caráter dos filhos.

Abençoemos nossos filhos - são dádivas do Senhor e devem ser recebidos com amor.

Abençoemos nossa família - é o esteio, a base da sociedade. Quando a família se dissolve, a sociedade desintegra-se e corrompe-a.

Abençoemos a Igreja - é o corpo de Cristo. Abençoemos também nossa igreja, na qualidade de expressão visível desse corpo.

Abençoemos todas as autoridades, seculares ou espirituais - foi Deus quem instituiu a todas elas: locais, estaduais, federais.

Abençoemos nossa cidade.

Abençoemos o governo, o Brasil.

Abençoemos. Não amaldiçoemos.

Seja neste ano uma bênção nas mãos de Deus. "A Bênção do Senhor enriquece e com ela não traz desgosto." (Provérbios 10:22).

Philip D. Walmer