>
 

Você Está Resolvido?

(Mensagem Para o Início do Ano)

 

“Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos: o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votes e não pagues.” (Eclesiastes 5:4-5)

 

Introdução: Nesta época do ano, estamos especialmente cientes de votos ou resoluções, que fizemos ou estamos prestes para fazer. Um voto é simplesmente uma promessa ou um desejo expressado de nossa determinação de melhorar nossa vida de uma forma ou outra. Alguns são fáceis para honrar, mas há outros que necessitam de um esforço muito especial para poder os cumprir ao longo do ano. As principais e mais importante promessas que devemos fazer para nós mesmos, são aquelas que afetam a nossa vida espiritual. Tudo que consideramos como sendo parte importante de nossa vida neste ano que está diante de nós deve ser posto como secundário em relação a parte espiritual. Vamos analisar uns votos que poderemos fazer para este ano novo.

I.                   O Voto de Separação

A.   Devemos nos separar do pecado para Jesus Cristo. (I João 2:15)

B.   Esta é uma doutrina fundamental da Bíblia. (II Coríntios 6:17)

C.   Nenhum Cristão consegue ser um servo obediente ao Senhor a não ser que vive uma vida separada do mundo. (II Coríntios 6:19)

D.   Daniel, apesar de ser escravo numa terra estrangeira determinou ser diferente, separado, e não contaminado com as coisas em volta dele no ambiente pagão. (Daniel 1:8)

II.                O Voto de Serviço

A.   Devemos determinar firmemente que serviremos a Deus, trabalhar para aumentar seu reino e não meramente assistir cultos. Atos 6:2-3)

B.   Devemos determinar firmemente que serviremos a Igreja e a ajudar alcançar seus alvos bíblicos. (Marcos 15:15-18)

C.   Devemos determinar firmemente que serviremos aos outros e não procurar nossos próprios interesses, como nosso Senhor que alegamos amar e servir (Mateus 20:28)

D.   Devemos determinar firmemente que serviremos nossa família não importando a nossa posição na família, seja pai, mãe, ou filhos. (Efésios 6:1-9)

III.             O Voto de Mordomia

A.   Ninguém pode se considerar como um bom cristão que não é fiel mordomo dos bens que Deus confiou às suas mãos. (Lucas 12:35-48)

B.   Ninguém pode se considerar descendente de Abraão e herdeiro das bênçãos prometidas a não ser que seja dizimista como foi Abraão.

C.   Qualquer um deve ser mordomo também do seu tempo, dando a merecida a Deus.

D.   Devemos ser mordomos exemplares de todos os nossos bens e não somente dos recursos financeiro.

E.    O fiel mordomo cristão sempre colocará Deus e sua vontade em primeiro lugar na sua vida.

IV.            O Voto de Conversão e Salvação

A.   Cada pessoa tem o dever de examinar a si mesmo à luz da Palavra de Deus para saber se está realmente salvo. (I Coríntios 11:28, II Coríntios 13:5)

B.   O pai do filho pródigo o considerou como morto. (Lucas 15:24) Quem continua no pecado é também morto conforme a Palavra de Deus. (Efésios 2:1)

C.   O filho pródigo foi salvo somente quando ele disse: “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei. Pai, pequei contra o céu e perante ti...“ (Lucas 15:18)

D.   Da mesma forma, o pecador será salvo somente quando ele determinar se levantar e começar voltar para Deus, seu Criador e Salvador; confessando seus pecados com fé na promessa de Deus em I João 1:9.

E.    O melhor voto que alguém sem a salvação de Deus pode fazer hoje, é determinar que agora mesmo seja a hora de colocar tudo em dia com Deus e assim começar andar na salvação Dele todos os dias da minha vida.

Amigo, faça seu voto hoje, e para receber a ajuda de todos que já andam cumprindo seus votos diante de Deus, demonstra sua decisão por sair do seu lugar e descer até este altar para conversar com Deus e dizer para Ele o que está prometendo para si mesmo e para Ele.

Philip D. Walmer