>
 

A Casa De Meu Pai

Texto: João 14:1-6:

“1  Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

2  Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.

3  E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.

4  E vós sabeis o caminho para onde eu vou.

5  Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?

6  Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”

 

Introdução: Os santos do Antigo Testamento procuraram um lugar onde pudessem habitar em que não morreriam. Aqui Jesus dá sua esperança aos discípulos antes procurarem o Caminho. Ele deixou a terra para começar Seu trabalho sacerdotal na direita de Deus. Esta frase: “Casa de Meu Pai” pode ser a esperança de qualquer que seja à vontade.

I.                   A Porta da Casa do Pai“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.” (João 10:9)

1.      Há uma porta para a casa do Pai.

2.      Esta porta somente pode ser entrada enquanto está na terra.

3.      Esta porta é passagem por uma pessoa aceitar. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;” (João 1:12)

II.                A Garantia da Casa de Meu Pai (Como a sei é minha possessão.)

1.      Eu tenho a palavra de Jesus como uma garantia.

a.       Nenhuma maior autoridade é necessária “Se assim não fora, eu vo-lo teria dito.”

2.      Eu tenho penhorado comigo “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” (Efésios 1:13-14)

a.       O Espírito Santo garante a Casa do Pai.

3.      Meu filho garante a Casa do Pai “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.” (I  João 3:2)

a.       Não existe um filho perdido na casa do Pai.

III.             O Guia da Casa de Meu Pai (Como posso encontrá-lo)

1.      Jesus é o único guia que conhece pessoalmente o caminho.

a.       Ele desceu da casa do Pai para nascer em uma manjedoura.

b.      Ele ascendeu de volta ao Pai depois de Sua ressurreição, “Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” (João 20:17)

c.       Ele volta a terra e ascenderá outra vez, “E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles...” (Atos 1:10)

2.      Jesus guia a alma e espírito lá na morte.

3.      Jesus guia se o corpo é mudado, “depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” (I Tessalonicenses 4:17);  “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,  num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.” (I Coríntios 15:51-53)

a.       Jesus mudará nossos corpos e arrebatará para Casa do Pai.

IV.             A Glória Na Casa de Meu Pai, “A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.” (Apocalipse 21:23)

1.      A glória da presença de Cristo (onde estou)

2.      A glória da semelhança de Cristo “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.” (I João 3:2)

3.      Esta glória é incomparável “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.” (Romanos 8:18)

a.       Nem sofrimento, julgamento, trabalho pode ser comparado com este dom.

Conclusão: “A Casa de Meu Pai” pode ser sua casa se você receber a Porta, a Garantia, o Guia e a Glória na pessoa de Cristo.