>
 

Dicas Para O Professor

 

Numa folha de papel cartaz amarelo, 55 cm de largura, traça um círculo em cada lado da folha. Faça os cír­culos mais ou menos 15 cm de diâmetro, com uma tira de 6 cm ligando entre os círculos.

Começa no meio da tira que fica entre os cír­culos, e marca na tira os centímetros. Desenha uma cara feliz num círculo e uma cara triste no outro. Com um prendedor de roupa pintado de vermelho ou preto e pendura ele na tira entre os dois rostos. Coloque este cartaz das caras onde as crianças possam enxergar muito bem, mas, não que interrompa o professor.

No começo da aula explique que um auxiliar observará os alunos, se eles estão bem comportados o prendedor vai ser movido para mais próximo do rosto feliz ou rosto triste. O mais bem comportado eles são, mais perto do rosto feliz fica. Mas, se os alunos estão mal comportados, e começam não prestar aten­ção, conversando muito entre eles, o auxiliar coloca o prende­dor mais perto do rosto triste. O auxiliar deve mover o prendedor pelo menos a cada 10 minutos para en­corajar o aluno a prestar atenção. Quando os alunos não estão atentos isso ajudará eles prestarem atenção a lição.

No final da aula, os brindes (balas) serão dados somente se o prendedor está ao lado do rosto sorridente e feliz. Se o pren­dedor está muito próximo do rostinho feliz, pode dar mais de uma bala para os alunos!

 

Eleanor Seegren