>
 

Onde Está o Príncipe?

Por Beverly Pulaski

            "Você tem de beijar mui­tos sapos para obter seu príncipe." Os contos de fada levam-nos a pensar de um príncipe como o herói, aquele que resga­ta a donzela (Cinderela) ou princesa (Branca de Neve) na desgraça. Frequentemente pensamos dele como sendo um jovem de boa aparência que algum dia será rei. Sua vida irradia boas qualidades tais como bondade, honesti­dade e dedicação. Desde que nós temos boas impressões de como é um príncipe, nossas mentes de meninice faz-nos per­guntar, "Onde está o príncipe?" Nós pen­samos que tão logo quanto ele chega e resolve os problemas viveremos feliz­mente desde então.

            A Bíblia fala, entretanto, acerca de muitos príncipes que foram opostos completamente de nossas imagens de conto de fada. Um era Absalão. Embora Deus tenha colocado seu pai Davi no trono, Absalão enganou-se a si mesmo a crer que ele deveria ser rei em vez de Davi. Ele astuciosamente fez a si mesmo disponível a muitas pessoas, falando tão positiva­mente, simpaticamente, e persuasivamen­te que muitos o escolheram para segui-lo. O fim de sua história é  triste para si mesmo, para aqueles que ele persua­diu para segui-lo, para as nações de Isra­el, e para seu pai.

            Outro príncipe, chamado "o prín­cipe da potestade do ar," é mencionado em Efésios 2:2. Como Absalão, este prín­cipe não se ajusta a nossa imagem de prín­cipe de conto de fada, deste modo não devemos ser enganado para crer nele ou seguir seu conselho. Ele é uma ameaça para nós, pois ele é um enganador. Por esta razão, devemos guardar nossos co­rações e mentes. Como podemos evitar sua ilusão? Abaixo estão algumas pergun­tas as quais podemos ponderar.

            De onde recebemos nossas infor­mações atualizadas? De onde recebemos a maioria de nossos entretenimentos? De onde obtemos as informações sobre as quais baseamos nossas idéias, valores, e ações? Para muitas pessoas, suas únicas escolhas são o jornal, televisão, e vários entretenimentos. Elas omitem a mais im­portante escolha a Bíblia, igreja, e orar a Deus.

            O poder da mídia é que a maioria de nós honestamente cremos no que ou­vimos, vemos, e lemos acerca dos acon­tecimentos no mundo. A mídia influên­cia nosso pensamento e percepção de vida, incluindo valores moral e espiritu­al. Deste modo devemos ser cuidadosos quanto ao que ouvimos, vemos, e lemos. Ouvimos mais notícias em uma semana do que ensinamento baseado na Bíblia? Ouvimos mais música mundana do que música Cristã? Gastamos mais tempo len­do o jornal, revistas seculares, e outras publicações seculares do que lemos a Bí­blia e literatura Cristã? Talvez necessita­mos re-examinar as fontes que influenci­am nossa percepção de honestidade, bon­dade, respeito pelos pais, moralidade se­xual, e princípios de santidade. Nossos valores são baseados na Bíblia ou temos permitidos que eles sejam modificados por uma coisa ou outra?

            O "príncipe da potestade do ar" crê que ele deveria governar o mundo, e ten­tará governar a igreja, também. Aqueles que seguem sua liderança trarão tragédia para si mesmos, suas famílias, e para muitos outros. Este príncipe mal vem para roubar, destruir, e matar. Nossa necessi­dade é para estudar a Bíblia e seguir o Rei dos reis. Se nossas mentes ficam atoladas com questões, podemos seguir o exemplo de Davi para afastar a confu­são e trazer claridade para nossa alma. Quando ele não entendeu porque Deus permitiu a pessoa perversa prosperar, ele foi para "igreja" e aprendeu que o julga­mento era para um dia mais tarde. Ele disse que ele estava confundido, "Até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles" (Salmos 73:17). O príncipe do mal está no trabalho em nosso mun­do, mas Deus está em Seu santuário, e Ele renova nossa força e fé.