>
 

Santidade aos Jovens Santos

Em uma era de Internet, clonagem humana, teleconferência, transplantes, música eletrônica e tan­tas outras coisas modernas, será que ain­da há espaço para a Igreja Primitiva no que tange a santidade?

E nós jovens cristãos, será que te­mos encontrado forças e buscado solu­ções para sermos verdadeiros "emblemas de Cristo" sem sermos antiquados em re­lação a evolução global?

Não é nosso objetivo trazer nova­mente à tona as Escrituras que nos reve­lam como deve ser o nosso procedimen­to (pois tenho certeza que seus pastores, mestres e pais têm feito isso), mas a apli­cação de uma vida santa, na atualidade, que tem sido um árduo desafio para cada jovem que tem entregue sua vida a Jesus.

"Tudo o que não provém de fé é pecado" (Romanos 14:23).

Há inúmeras situações em nosso cotidiano que não sabemos por onde con­duzir nossos pensamentos e atitudes. E é nestes momentos que muitos procuram encontrar "um meio termo" para questões concernentes a santidade. Sabemos que extremismos não refletem um caráter cris­tão, mas francamente, quando estamos diante de algo em que devemos nos apar­tar (I Tessalonicenses 5:22), e buscamos com nossos próprios pensamentos (Isaías 55:8) encontrar alguma forma de ameni­zar a situação, então estamos procurando algo que nos coloque em tentação e, ine­vitavelmente, a pecar (Tiago 1:14).

São situações essas nas mais di­versas áreas de nossa sociedade. Exem­plos: Quantas de nossas jovens já foram constrangidas na prática de Educação Fí­sica na Escola? Ou você, rapaz que engajou no Serviço Militar Obrigatório, que foi coagido a tomar atitudes contra seus próprios princípios diante de seus colegas e superiores? Ou então quando saiu "aquela" excursão para o litoral e você tinha tudo pra ir mas recordou-se de como olhariam para você resistindo de se despir para se misturar aos demais? E quando aquele jovem da Igreja lhe em­presta um disco com aquele som "hard cove gospel" que você não entendeu nada mas acaba tendo que gostar porque os outros jovens também gostam? Ah, e a moda então, daquela saia que você irmã, experimentou e não se sentiu bem, mas que por outro lado realçou tão bem sua beleza física e que os colegas de serviço lhe disseram que você "ficou ótima" com ela.

"Derrubamos raciocínios e toda altivez que se levante contra o conheci­mento de Deus e levamos cativo todo o pensamento à obediência de Cristo" (II Coríntios 10:5).

Jovens irmãos e irmãs, não bus­que um viver santo sem antes saber o porquê. Procure conhecer profundamen­te (João 17:17; Oséias 6:3) o que Cristo requer de cada um de nós. Conheça, tam­bém a promessa do Senhor para aqueles que se santificam (Êxodo 19:5; Deuteronômio 5:29; I Reis 3:14; Tiago 1:25; Apocalipse 22:14). E mais do que isso, comece hoje mesmo a experimen­tar das bênçãos do Senhor no seu cotidiano. Talvez você não se ache capaz de fazer algo para glorificar a Deus mas bus­cando a santificação, você estará "pronto para toda a boa obra" (II Timóteo 2:21). Pode parecer difícil, mas procure fazer de forma alegre e contente (Filipenses 4:11) e o Senhor te abençoará (Salmos 37:4). Não lhe direi que "Jesus é o cara"ou então "Jesus é 10!" mas que o Senhor é contigo (II Timóteo 4:22).

"Até os jovens se cansam e se fa­tigam, e os jovens tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão com asas como águi­as; correrão e não se cansarão, caminha­rão e não se fatigarão." (Isaías 40:30,31)

"De tudo o que se tem ouvido, a conclusão é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos, pois isto é todo o de­ver do homem." (Eclesiastes 12:13).

 Roni Querino da Silva, Pastor