>
 

Busca De Identidade

 

Texto: Efésios 5:1

 

Introdução: Através da obra salvadora de Jesus Cristo somos libertos da escravidão do pecado. No entanto, com essa nova liberdade vem uma nova responsabilidade. O problema da mocidade evangélica do século XXI é que se condicionou a um status neopentecostal, i.e., um pentecostalismo moderno, tendo ausente, não apenas a responsabilidade pessoal, como do padrão mestre ou modelo de base capaz de nortear suas escolhas na vida. Em consequencia disso, não tem consciência de sua condição ou potencial. Falta-lhe uma identidade. Sem identidade, não há poder. Sem poder não existe maneira desta juventude lidar com os inimigos da alma. Como resultado, vive-se uma vida sem autoridade, sucumbindo a cada investida do adversário e incapaz de lograr vitória sobre seus desejos. É com essa questão – o valor de uma busca de identidade – que precisamos tratar.

 

1)    Somos filhos de Deus – I João 3:1

a)    Somos filhos de Deus porque Ele nos amou primeiro – I João 4:19

b)    Não conhecem a nós porque não conheceram a Deus – I João 3:1

c)     Não possamos ter reconhecimento do mundo e o amor do Pai – I João 2:15 “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;”

 

2)    Como Filhos, “Sede, pois, Imitadores de Deus.” – Efésios 5:1-10

a)    Imitar: Œ Fazer exatamente o que faz uma pessoa ou animal; reproduzir à semelhança de;  Ter por modelo ou norma; Ž Tentar reproduzir o estilo ou a maneira de.

b)    Imitar Deus à Cristo – “Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.” Colossenses 2.9

c)     I João 2:5,6  “Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: ‘ aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.”

d)    Vs. 7 – O jovem deve considerar o terrível destino dos não-cristãos e recusar a juntar-se a eles em sua loucura.

e)     Jovens, fostes convocados dentre a raça humana para portar a imagem restaurada de Deus – “E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procentes da verdade.” Efésios 4.24

 

3)    Amor à Verdade – João 8:31-32

a)    Salmos 1:1-3 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assena na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR,e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.”

b)    Tiago 1:22-25

c)     Sua nova identidade toma forma à medida que chega a conhecer Cristo (o Verbo) melhor, visto que ele é a imagem do Deus invisível e aquele em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.

d)    Identidade concede acesso. Fé acessa a graça – Romanos 5:2. Obediência (experiência) acessa autoridade e poder.

 

Pr. Michael D. Walmer