>
 

Brownies Caseiros

            Semana passada, entrei no meu escritório e achei um saco plástico na escrivaninha, contendo três brownies que pareciam de serem caseiros, suculentos, e gostosos. Alguma pessoa bondosa e anônima sabia do meu gosto por estes doces maravilhosos, e tinha os colocado na escrivaninha ao lado de uma pequena história escrita a mão. Sentei-me e comecei comer o primeiro brownie, obviamente caseiro, suculento e muito gostoso. Enquanto comia, li a história a seguir:

            Dois jovens pediram permissão para seu pai para poder ir ao cinema assistir um filme muito popular, que, por sinal todos os seus amigos já tinham visto. Depois de ler algumas críticas do filme na internet, ele negou o pedido deles.

            "Mas, pai, porque não?" eles reclamaram.

            "O filme é considerado com PG 13, e nós dois temos mais de 13 anos."

            Pai replicou: "Porque o filme contém nudez, e retrata imoralidade como normal e comportamento aceitável."

            "Mas pai, aquelas cenas são apenas uma parte pequena do filme! É isto que nossos amigos que viram o filme nos falaram. O filme é de duas horas de duração e aquelas cenas apenas alguns minutos do filme inteiro! É baseado numa história verídica e o bem vence o mau, e há outros temas morais como coragem e auto-sacrifício."

            "Minha resposta é não e esta é a minha resposta final. Vocês são bem vindos ficar em casa esta noite, convidar alguns dos seus amigos, e assistir alguns dos bons vídeos que temos em nossa coleção caseira. Mas não vai assistir àquele filme. Fim de discussão!"

            Os dois jovens foram abatidos para sala e se jogaram curvados no sofá. Enquanto deram lugar para seu mau humor, foram surpreendidos por sons vindo da cozinha, como o pai estivesse preparando alguma coisa. Não demorou muito antes de reconhecer o aroma maravilhoso de brownies saindo da cozinha, você sabe; aqueles bolinhos de chocolate recheados de nozes, assando no forno. "Ah!" disse uns dos jovens. "Acho que o pai está de consciência pesada, e agora vai tentar fazer as pazes conosco com brownies fresquinhos. Talvez seja possível amolecê-lo um pouco com cumprimentos quando ele os traz para nós, e persuadi-lo de deixar a gente ver o filme que vetou.

            Os jovens não foram desapontados. Demorou pouco para o pai aparecer com um prato cheio de brownies quentinhos, que ofereceu aos seus filhos. Cada um pegou um do prato. O pai, então disse: "Antes de comer, quero lhes dizer algo: eu amo muito cada um de vocês."

            Os jovens sorriram um para o outro com olhares de vitória. Pai estava mesmo amolecendo. "Esta é a razão porque fiz estes brownies com os melhores ingredientes. Não vieram de uma caixinha, não. Eu os fiz com ingredientes dos armários, e a maioria é orgânica. Eu usei a melhor farinha de trigo orgânica, ovos de galinhas caipiras, a melhor marca de açúcar, bem como baunilha e chocolate bem puros."

            Só a aparência dos brownies era para dar água na boca, e os jovens começaram ficar um pouco impacientes com a longa explicação do pai.

            "Mas, quero ser perfeitamente honestos com vocês. Há um ingrediente que acrescentei que normalmente não se encontra em brownies. Eu peguei este ingrediente de nosso quintal. Mas, não precisam se preocupar, pois só acrescentei bem pouquinho aos brownies, e também é orgânico. A quantidade é praticamente insignificante. Pois bem, pode comer e depois me deixa saber o que acham."

            "Pai, poderia nos dizer qual é o ingrediente misterioso antes que comemos."

            "Por quê? A porção que acrescentei foi tão pequena. Foi apenas uma colher de chá. Nem vão sentir o gosto dele."

            "Vamos lá, pai. Diga-nos qual é o ingrediente."

            "Não se preocupam! Como disse, é também orgânico, bem como os outros ingredientes."

            "Pai!"

            "Está bem, sendo que estão insistindo. O ingrediente misterioso é orgânico e bem fresquinho - cocô de cachorro."

            Eu parei imediatamente de mastigar o segundo brownie, e o cuspi na lata de lixo ao lado da minha escrivaninha, e continuei a ler, temeroso dos parágrafos que restaram.

            Ambos os jovens deixaram seus brownies caírem de volta no prato e começaram examinar seus dedos com um olhar de horror.

            "PAI!" Por que fez isto? Você nos torturou por obrigar a gente sentir o aroma dos brownies assando por pelo menos meia hora, e agora nos conta que acrescentou cocô de cachorro! Não podemos comer estes brownies!"

            "Por que, não?" A quantidade de cocô é muito pequena comparada com o resto dos ingredientes. Foi assado junto com os outros ingredientes. Vocês nem vão sentir o gosto dele. E, tem a mesma consistência dos brownies. Vá em frente! Comem!"

            Não, pai! NUNCA!"

            "Eis a mesma razão porque que não permiti vocês assistir aquele filme. Vocês não toleram um pouquinho de cocô de cachorro nos seus brownies, por que deve tolerar um pouco de imoralidade nos seus filmes?

            Pedimos a Deus em oração para não nos deixar cair na tentação, portanto, como podemos com boa consciência nos entreter com algo que imprimirá uma imagem de imoralidade em nossas mentes, e possivelmente nos levar a tentação, e até muito depois de ter o visto.

            Eu descartei o resto do segundo brownie bem como o terceiro que nem toquei. O que tinha sido irresistível poucos minutos antes se tornou detestável, E somente por caso da pequena possibilidade de que estava comendo estava levemente contaminado. (Duvido que estava, mas eu não consegui me convencer.)

            Que lição maravilhosa acerca da pureza. Por que toleramos qualquer pecado? No dia da Páscoa, os Israelitas foram ordenados para remover todo o fermento das suas casas. Só um pouquinho de fermento leveda a massa toda e a faz crescer. Como o fermento, só um pouquinho de pecado contamina o Cristão. (I Coríntios 5:6-7)

            Depois fiz um estudo acerca do fermento na Palavra de Deus, e descobri que em toda a referência a ele, é comparado com o pecado, a impureza, a transgressão e a imundice. Vivemos num mundo que se contamina com tudo que vem pela frente, mas, os filhos de Deus precisam se afastar destas coisas que estimulam a sensualidade carnal, pois é da carne, carnal, temporal, e não de Deus e a vida eternal prometida para os puros de coração.