>
 

A Jarra De Vidro

Quando a vida lhe parece demais para aguentar mais; quando 24 horas do dia não é o suficiente; lembra-se da jarra de vidro e as duas xícaras de café.

            Um professor de filosofia ficou na frente da sua classe com alguns itens na mesa a sua frente. Sem uma palavra ele começou a aula enchendo uma jarra de vidro com bolas de golfe. Quando não podia colocar mais nenhuma bola dentro dela, perguntou para a classe se a jarra estava cheia. Todos concordaram que a jarra estava cheia.

            O professor, então, levantou uma caixinha de seixos que derramou dentro da jarra. Ele a sacudiu levemente. Os seixos rolaram dentro dos espaços entre as bolas. Ele perguntou para os alunos outra vez se a jarra estava cheia. Eles concordaram que estava.

            O professor passou a mão numa caixinha de areia, que ele derramou dentro da jarra. É claro que a areia encheu os espaços restantes. Mais uma vez ele perguntou se a jarra estava cheia. Os alunos responderam com um sim unânime.

            O professor, então produziu duas xícaras de café de debaixo da mesa e derramou o conteúdo das duas dentro da jarra, enchendo efetivamente  todo o espaço entre os grãos de areia. Os alunos riram.

            “Agora”, disse o professor, e a risada cessou, “Eu quero que vocês reconheçam que esta jarra representa sua vida.”

            “As bolas de golfe representam as coisas importantes na sua vida – Deus, família, filhos, saúde, amigos e suas paixões favoritas; coisas que se você as perder e restam apenas estas, sua vida ainda seria cheia.”

            “Os seixos representam as coisas que importam; tais como o emprego, casa e carro.”

“A areia representa as coisas pequenas. Se você colocar a areia na jarra primeiro,” ele continuou, “não há lugar para os seixos ou as bolas de golfe. A mesma coisa prescreve na sua vida. Se você gastar todo o seu tempo e energia nas coisas pequenas, jamais terá lugar para as coisas que são importantes para você.”

“Então... presta atenção às coisas que são críticas para sua felicidade. Brinca com os filhos. Tira tempo para fazer o check-up médico. Leva a esposa para jantar fora. Sempre haverá tempo para limpar a casa, e consertar a torneira que pinga. Toma conta das bolas de golfe primeiro – as coisas que realmente importam. Estabelece suas prioridades. O resto é mera areia.”

            Uma aluna levantou sua mão e inquiriu acerca do que o café representava.

O professor sorriu e respondeu: “Fico contente que perguntou. Isto mostra que não importa tão cheia sua vida parece estar, há sempre lugar para tomar duas xícaras de café com um amigo.”

---0---

Você, como crente, deve sempre lembrar-se das palavras de Jesus: “... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça...” (Mateus 6:33) Não esqueça das coisas importantes que pertencem à vida eterna! Não se esqueça das suas responsabilidades com Deus. Não se esqueça da sua responsabilidade de compartilhar suafé com o mundo que necessita de Deus!