>
 

Fatos Curiosos

            "Naquele mesmo dia tirou o Senhor os filhos de Israel do Egito, segundo as suas turmas." (Êxodo 12:51)

            "Porém Deus fez o povo rodiar pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho; e, arregimentados, subiram os filhos de Israel do Egito." (Êxodo 13:18)

            Nestas duas passagens a Bíblia mostra claramente que a saída de Israel do Egito foi bem organizada. Em muitas outras passagens a Bíblia mostra a organização do povo ordenado por Deus. Estudos aprofundados dos acampamentos de Israel durante os quarenta anos que vagou deixa muito claro que havia uma estruturação bem montada. Ninguém podia erguer a sua tenda onde queria. Se gostasse ou não seu vizinho, não importava,  pois foi obrigado sempre erguer sua tenda no mesmo lugar dentro da área escolhido para a sua tribo.

            Hoje em dia têm pessoas, bem como administradores de igrejas que acham que a igreja e os seus trabalhos podem serem feitos de qualquer maneira sem uma organização, inclusive os ditos cultos. Não achamos na Palavra de Deus onde o Senhor permitiu que tudo fosse feito de qualquer maneira e de acordo com a vontade de cada pessoa. Até a história dos cinco mil homens que foram alimentados por Jesus com cinco pães e dois peixes (Marcos 6:39) se torna óbvio que havia uma organização deste grande povo que recebeu o milagre de alimentação de algo tão insignificante.

            É de acreditar que muitas vezes o almejado milagre, evangelismo de uma vila, bairro ou cidade; bem como, a expansão do evangelho e o crescimento da Igreja em todos os níveis não acontecem por falta de uma organização, de uma estrutura proveniente de uma atitude egoística de muitas pessoas que acham que têm o direito de fazer tudo de acordo com sua vontade, recusando submeterem-se a uma liderança e administração espiritual eclesiástica.

            O sucesso de Israel na sua caminhada para a Terra Prometida devia-se a sua organização dos trabalhos espirituais, sacrifícios ordenados por Deus, das tribos e das famílias dentro das tribos. É de acreditar que a Igreja do Século 21 poderia ter mais sucesso se ela aderisse debaixo para cima a uma administração direcionada para cumprir a vontade de Deus de evangelizar o mundo sem que alguém procurasse a glória, fama e preeminência; deixando Deus ser tudo em todos, permitindo que Ele receba toda a glória na Igreja que é Dele.

            Os estudiosos acreditam que haviam até três milhões de pessoas saindo do Egito em  direção à Terra Prometida. Não há razão para ponderar a recusa inicial de Moisés abraçar a tarefa de levar este povo ao seu destino. O desafio era simplesmente grande demais. Entendendo os versículos acima e analisando bem os fatos mencionados na Bíblia e as conclusões acima cogitamos que era relativamente fácil para Israel sair do Egito em pouco tempo. Se este povo tivesse saído do Egito numa fila indiana com cinco pessoas lado a lado, dando um espaço de aproximadamente um metro entre cada pessoa, haveria aproximadamente 600.000 fileiras, e teria ainda uma fila de 544 quilometros de comprimento. Analisa a tabela abaixo:

 

            Se tivesse   50       lado ao lado     haveria uma fileira de 54,4 Km

            Se tivesse 100       lado ao lado     haveria uma fileira de 27,2 Km

            Se tivesse 200       lado ao lado     haveria uma fileira de 13,6 Km

            Se tivesse 400       lado ao lado     haveria uma fileira de   6,8 Km

 

            Uma fileira de 400 pessoas lado a lado significaria que haveria uma abertura no Mar Vermelho com pelo menos 400 metros de largura. Alguns estudiosos acreditam que o Mar Vermelho teve uma abertura até dois quilometros de extensão e só assim daria tempo para o povo cruzar o Mar Vermelho em apenas uma noite.

            O nosso Deus é um Deus de milagre, que ainda faz milagres acontecerem, mas somente diante da obediência do seu povo.

Philip D. Walmer